EMAP e UEMA juntas por um Maranhão melhor
Nesta terça-feira, 27, o Porto do Itaqui recebeu um grupo de professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), liderado pela pró-reitora de Pesquisa, Rita de Maria Seabra Nogueira, e pelo pró-reitor de Extensão, Paulo Henrique Aragão Catunda, para conhecer as potencialidades do porto público do Maranhão e identificar pontos de afinidade. A visita é uma das ações de um acordo de cooperação firmado entre a EMAP e a universidade, com o objetivo de atuar em conjunto no desenvolvimento de programas, projetos e atividades nos campos de interesse das duas instituições.
O presidente da EMAP, Ted Lago, recepcionou os professores no auditório e em seguida o diretor de Administração e Finanças, Artur Tiago Costa, fez uma ampla apresentação do porto, com a presença de gestores e técnicos de diversas áreas, como Operações, Engenharia, Inovação, Comunicação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Após o momento no auditório o grupo seguiu em um tour guiado pela área primária.
A última parte da apresentação foi dedicada ao Programa Porto do Futuro, fruto de parceria FAPEMA/EMAP, que prevê investimentos de R$ 40 milhões em pesquisas no setor portuário até 2025, sendo R$ 10 milhões já para este ano. O programa abrange três editais, um para concessão de bolsa de estudos de pós-graduação, outro de auxílio a projetos de pesquisa e o do Prêmio Porto do Itaqui, que visa reconhecer a produção científica, jornalística e de inovação aplicada aos setores portuários, marítimos e logísticos do Estado.
Antes, na semana passada, um grupo de profissionais da EMAP, incluindo os ecolíderes, participou do Circuito Sala Verde, com visita a diversos laboratórios, centros e núcleos de ensino e pesquisa na UEMA. O vice-reitor, Walter Canales Sant’ana, acompanhado da professora Ligia Tchaicka, deu as boas-vindas e apresentou os principais projetos da instituição. Em seguida, o grupo conheceu projetos de pesquisa realizados pelos Departamentos de Biologia, Engenharia, Agronomia e Veterinária, além da Sala Verde, Núcleo Geoambiental, Uemanet e a Fazenda Escola, onde foi realizada uma oficina de produção de mudas.
A área de Meio Ambiente da EMAP já vem desenvolvendo parceria com a UEMA por meio do projeto Colonização de Organismos Incrustantes que, dentre outras atividades, possibilita monitoramento de espécies invasoras nas águas da Baía de São Marcos. E a UEMA vem participando do Projeto Sementes (foco na resolução do problema de destinação indevida de resíduos na Avenida dos Portugueses e demais áreas do Itaqui Bacanga) desenvolvidos pela EMAP no contexto do Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui-Bacanga.
Também foi identificada a oportunidade de as duas instituições atuarem juntos no projeto Itaqui das Comidinhas (foco na promoção e melhoria de pequenos empreendimentos de mulheres em situação de vulnerabilidade social), encaminhado pela área de responsabilidade social da EMAP. E estão em andamento diálogos entre a universidade e a nossa área de Engenharia visando retomada de ações e ampliação de oportunidades.
EMAP e UEMA seguem em parceria em outras ações, com a missão comum de contribuir para o desenvolvimento do Maranhão por meio de suas atividades.
SAIBA MAIS
O Prêmio Porto do Itaqui está dividido em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Artigo, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Pesquisador Sênior e Mulher Pesquisadora Destaque. Nesta última categoria será premiada a pesquisadora, inventora ou jornalista que obtiver a maior pontuação de Análise do Mérito e Relevância entre todas as propostas submetidas, independentemente da categoria.
Para que um trabalho possa concorrer ao Prêmio, é necessário contemplar um dos eixos temáticos previstos no edital, que dizem respeito a temas relacionados ou de interesse do setor portuário: Operações Portuárias, Meio Ambiente, Relação Porto Cidade, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão Pública Portuária. O edital com todas as informações pode ser consultado no site da FAPEMA – www.fapema.br, onde também pode ser feita a inscrição, no link da plataforma Patronage.