EMAP inicia agenda conjunta para oportunidade de n...

Publicada em: 16.03.2015

EMAP inicia agenda conjunta para oportunidade de negócios no Porto do Itaqui

Empresa Maranhense de Administração Portuária recebe diretoria da Associação Comercial e inicia agenda conjunta para criação de novos negócios

Dando continuidade ao trabalho de aproximação entre o Porto do Itaqui e os diversos setores da economia do estado, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 16, a visita de um grupo de empresários da Associação Comercial do Maranhão liderado pela presidente, Luzia Rezende. O objetivo do encontro foi conhecer de perto o Porto do Itaqui e as oportunidades de negócio para o comércio local. O presidente da EMAP, Ted Lago, apresentou o Porto do Itaqui como vetor capaz de gerar negócios para o Maranhão. "É importante criar uma agenda conjunta entre o setor produtivo do estado (o comércio) e o porto", afirmou.

Como resultado da reunião foi agendado um encontro entre uma equipe da diretoria da Associação Comercial e o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da EMAP, Jailson Luz, que fornecerá ao grupo informações sobre as oportunidades ligadas às atividades portuárias e dos setores que atuam no entorno. A intenção é formar um grupo de trabalho e tornar essa parceria um fator competitivo para o Porto do Itaqui, com foco na criação de projetos.

O grande movimento de pessoas nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe foi apresentado como oportunidade de negócios aos empresários. Importante destacar que esses terminais, para onde estão sendo direcionados investimentos em infraestrutura, são prioridade do governo Flávio Dino. De acordo com Luzia Rezende, da Associação Comercial, o encontro marca o início de uma proveitosa parceria. "Temos o intuito de dar oportunidade às empresas da Associação Comercial de fazer negócios no Porto do Itaqui. Pela primeira vez temos abertura para informações e a criação de um elo que possa promover essa geração de negócios", disse.

Após a apresentação o grupo manifestou o interesse em contribuir para aproximação entre a cidade e o Porto. Da mesma forma, o presidente informou que essa, numa visão macro, é a perspectiva do governo do estado, aproveitando especialmente a vocação do Maranhão para a produção de alimentos, por exemplo. "O Porto do Itaqui tem a capacidade de movimentar a economia maranhense, tanto por meio de suas operações portuárias quando pelas diversas atividades de comércio e serviços que podem ser desenvolvidas em sua área de entorno", destacou Ted Lago.