EMAP investe na modernização do sistema de acesso...

Publicada em: 23.01.2015

EMAP investe na modernização do sistema de acesso ao Pátio Regulador de Carretas

Objetivo é a melhoria da segurança no local e do controle operacional

Já está em fase de teste o novo sistema de acesso ao Pátio Regulador de Carretas (PRC), o sistema, desenvolvido pela parceria entre a Gerência de Tecnologia da Informação e Gerência de Segurança Portuária da EMAP, é integrado com o S2GPI (Sistema Governamental de Gestão Portuária Integrada) através do módulo PRC. Atendendo à Resolução Nº 3274 da ANTAQ, de 06 de fevereiro de 2014, visa controlar o acesso das carretas e caminhões no PRC e Área de Operações do Itaqui.

O novo sistema trará benefícios não só para a autoridade portuária (EMAP), mas também para todos os usuários do pátio e clientes do Porto do Itaqui. A utilização dessa nova ferramenta implicará na diminuição das filas de espera para utilização do Pátio, bem como melhorará a segurança no local para todos os usuários, agilizará a rotatividade de veículos no local e refletirá na melhoria da produtividade de todos.

Antes de sua implementação, foram realizadas reuniões com os arrendatários do Porto do Itaqui e distribuidores para alinhamento dos novos processos, bem como treinamentos com os clientes que deverão utilizá-lo.

Através de um sistema único, haverá a integração entre informações dos motoristas e veículos do PRC, clientes, distribuidores e operações do Porto. O prazo para o funcionamento pleno do Módulo PRC é dia 2 de fevereiro e, a partir desta data, apenas veículos agendados e autorizados pela autoridade portuária poderão acessar o Pátio e lá permanecer o tempo máximo de 6 horas, sujeito a penalidades caso ultrapassado. Além disso, todos os veículos que adentrarem a área pública do Porto devem possuir o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) observado o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os normativos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).