EMAP premia melhores práticas ambientais no Porto...

Publicada em: 15.02.2022

EMAP premia melhores práticas ambientais no Porto do Itaqui


A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária entregou nesta terça, 15, os troféus e certificados da segunda edição do Prêmio Porto do Itaqui de Desempenho Ambiental, criado para incentivar e reconhecer boas práticas ambientais das empresas operadoras, contratadas e arrendatárias que atuam na área da poligonal do porto público do Maranhão. Os prêmios foram entregues aos contemplados pela equipe da Gerência de Meio Ambiente da EMAP.

As empresas inscritas foram avaliadas em uma série de critérios, dentre os quais o cumprimento dos requisitos legais ambientais, comprovação de investimentos em inovação para redução de impactos ambientais, atuação em programas de responsabilidade socioambiental, sistema de gestão, estrutura e preparação para o atendimento de emergências, incluindo recursos humanos, equipamentos e capacidade de pronta resposta. A análise dos dados apresentados foi realizada por uma comissão julgadora composta por técnicos da Gerência de Meio Ambiente da EMAP.

“Nesta edição do Prêmio Porto do Itaqui de Desempenho Ambiental, ampliamos o escopo para contemplar também iniciativas sustentáveis em inovação e projetos socioambientais. Tudo isso com o objetivo de reafirmar o nosso compromisso de influenciar toda a cadeia de produção e operação no cumprimento de metas e objetivos ambientais. Damos os parabéns aos vencedores e desejamos que cada vez mais empresas se juntem a nós na busca pelas melhores práticas”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

Com um sistema de gestão certificado pela ISO 14001, a EMAP tem assento nos principais fóruns de discussão da pauta ambiental no estado, o Conselho Estadual de Meio Ambiente e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão. 

Premiados

Dentre as empresas arrendatárias, a Granel Química ficou em primeiro lugar, com 93 pontos, seguida pela CLI – Corredor Logística e Infraestrutura e Itaqui Geração de Energia, respectivamente em segundo e terceiro lugares. “É muito importante esse reconhecimento para nós, porque esse prêmio está alinhado com a prática do nosso negócio. Temos como filosofia realizar um trabalho sustentável, trazendo resultados positivos para o porto e para a sociedade”, afirmou o gerente de Terminal da Granel Química, Maycon Melo, após receber o troféu.

Duas empresas foram destaque na categoria contratadas, a Edeconsil Construções e Locações, que alcançou a melhor pontuação, e a Maxtec, na segunda posição. Na categoria que avaliou as operadoras, a Granel Química conquistou o prêmio em primeiro lugar, com 88 pontos; em segundo lugar ficou a Itaqui Geração de Energia e, em terceiro, a Viterra Logística.

A segunda edição conta com duas novas categorias para destacar Iniciativas Sustentáveis, uma em Inovação e outra em Projetos Socioambientais, ambas com a possibilidade de premiar tanto iniciativas institucionais (empresas) quanto individuais (pessoas). A COPI ficou na primeira posição em Inovação (75 pontos), e Rober Newton do Rosário Sodré, da Habili Engenharia e Construção, conquistou segundo e terceiro lugares, com os projetos de reaproveitamento de água da chuva e lavagem de betoneira. A categoria Iniciativa Sustentável - Projetos Socioambientais teve uma única empresa contemplada, a Suzano, com 95 pontos.

“Mais uma vez constatamos que a melhoria contínua no desempenho ambiental do Porto do Itaqui é um compromisso não só da EMAP, mas de toda a comunidade portuária. Esse Prêmio é uma forma de celebrarmos o que vem dando certo em sustentabilidade e segurança ambiental e ao mesmo tempo despertar observarmos o que precisa melhorar”, disse a gerente de Meio Ambiente da EMAP, Luane Lemos.