EMAP realiza I Encontro de Técnicos de Meio Ambien...

Publicada em: 16.03.2022

EMAP realiza I Encontro de Técnicos de Meio Ambiente do Porto do Itaqui

Nesta segunda-feira, 14, o time da Gerência de Meio Ambiente da EMAP – GEAMB - realizou o I Encontro de Técnicos em Meio Ambiente do Porto do Itaqui para celebrar o Dia desse importante profissional, comemorado em 13 de março. O evento reuniu aqueles que se dedicam à gestão ambiental no Itaqui e foi mais uma ação voltada ao incentivo das empresas da comunidade portuária a desenvolverem projetos e campanhas integradas.

“De forma direta ou indireta estamos trabalhando juntos para um bem comum: a conservação e preservação ambiental. O encontro foi a forma que encontramos para agradecer cada um e cada uma pela atuação na área do Porto do Itaqui e nos terminais”, destacou a gerente de Meio Ambiente da EMAP, Luane Lemos. 

Durante o evento, foi apresentada a temática de destaque, selecionada pela GEAMB, para 2022: mudanças climáticas. Para introduzir o assunto, o engenheiro agrônomo e doutor em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Fabricio Brito Silva, ministrou palestra com o tema Mudanças Climáticas e o Impacto Humano Por Meio do Aquecimento Global.  

O evento também antecipou as ações do Dia Nacional da conscientização para as mudanças climáticas, comemorado hoje, 16. Algumas ações de conscientização e educação ambiental vem sendo desenvolvidas pela EMAp sempre reforçando a necessidade de se combater o desmatamento; reduzir a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) investindo em fontes de energia limpa, repensar atividades industriais e de transportes; e repensar práticas como a agropecuária e descarte de resíduos sólidos (lixo). 

Por fim, a coordenadora de meio ambiente da EMAP Ana Carolina Coutinho apresentou o Planejamento de Educação Ambiental do Porto para 2022 e convidou todos os técnicos em Meio Ambiente a participar ativamente dessa programação, divulgando e debatendo os temas ambientais de forma sistemática.