EMAP recebe prêmio Valoriza Mulher do TJ

Publicada em: 17.12.2019

EMAP recebe prêmio Valoriza Mulher do TJ

A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária foi reconhecida nesta segunda, 16, com o Prêmio Valoriza Mulher, concedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da instituição, com a presença do presidente do TJ-MA, desembargador Joaquim Figueiredo, e das desembargadoras Ângela Salazar e Cleonice Silva Freire, entre outras autoridades. 

O presidente da empresa que administra o Porto do Itaqui, Ted Lago, recebeu o prêmio ao lado de sua equipe, representada pelo diretor de Relações Institucionais, Marcelo Coelho, e pela gerente de Responsabilidade Social, Kátia Bezerra. “Agradeço em nome da equipe esse reconhecimento, fruto das campanhas internas e ações que desenvolvemos neste ano. No próximo vamos compartilhar as atividades com as empresas que integram a comunidade portuária e aproveitar o efeito multiplicador da atividade portuária do Itaqui, responsável por 16 mil empregos ao longo das diversas cadeias produtivas”, afirmou. 

A premiação é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE Mulher), liderada por Ângela Salazar, com o objetivo de reconhecer empresas que desenvolvem ações ou projetos de enfrentamento à violência doméstica e de garantias aos direitos das mulheres. 

Ao abrir a cerimônia, a desembargadora Ângela fez um balanço da violência contra a mulher registrada no Judiciário maranhense: atualmente tramitam mais de 27 mil processos de violência doméstica no TJMA e cerca de 6 mil nas delegacias. A CE Mulher recebeu neste ano quase 2.700 denúncias de violência contra a mulher. 

Neste ano a EMAP realizou, entre outras ações, um dia de ocupação de cargos de diretoria por meninas do projeto Meninas Ocupam da Plan Internacional, com o objetivo de fortalecer políticas de apoio a iniciativas que conscientizem sobre a importância das mulheres ocuparem posições de liderança; a roda de conversa Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, com participação de mulheres da Vila Conceição (Associação da Comunidade Itaqui-Bacanga – ACIB); e a distribuição da cartilha “Aprendendo com Maria da Penha no cotidiano” para informar e conscientizar sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação. 

Além da EMAP receberam a premiação o Grupo Mateus, Potiguar, ROFE Distribuidora e o Sinduscon – Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão recebeu uma homenagem especial.