Governo apresenta vantagens do Porto do Itaqui em feira latino-americana de logística
O Maranhão está presente na Intermodal South America, a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que foi aberta na manhã desta terça, 7, em São Paulo. A Empresa Maranhense de Administração Portuária conta com um estande para apresentar o Porto do Itaqui como vetor estratégico de negócios e desenvolvimento para o estado, com conexões intermodais únicas, aliadas a uma hinterlândia (área de influência) em amplo desenvolvimento.
O presidente da EMAP, Ted Lago, está em São Paulo com parte de sua equipe técnica para participar de rodadas de negócios e encontros com investidores. Sobre a presença na Intermodal, ele chamou a atenção para as vantagens do Porto do Itaqui. “Estamos em um segmento cada vez mais competitivo, não só em relação aos portos públicos, mas também aos privados. Ao mesmo tempo, temos a vantagem de possuir berços com grandes profundidades e de ter uma posição geográfica estratégica, com acesso a estradas e ferrovias numa região que cresce e abre novas perspectivas. E é para acompanhar este novo cenário que estamos investindo no Porto do Itaqui”, afirmou.
O evento chega à sua 21ª edição como catalisador de negócios e espaço para debates sobre soluções para toda a cadeia logística. Passam pela Intermodal, até quinta-feira, dia 9, especialistas, autoridades e empresários de todo o país. E neste ano também está sendo realizada de forma paralela, a InfraPortos South America, feira dedicada ao setor de infraestrutura portuária.
Números
O centro de exposição do evento reúne os grandes setores da economia como aeroportos, portos e terminais (23%), seguidos pelos serviços para comércio nacional e internacional (17%), equipamentos e tecnologia (17%), transporte marítimo (15%), transporte aéreo (12%), transporte rodoviário (10%), condomínios logísticos (4%) e transporte ferroviário (2%). Além dos embarcadores de cargas, também visitam a feira os setores de transporte de cargas e logística (14%), importação e exportação (10%), atacado e varejo (3%) e outros (5%). Outro mercado em potencial presente na Intermodal é o segmento de armazéns.
Neste ano, a Intermodal South America conta com mais de 600 marcas de 25 países. Entre as empresas expositoras, 46 participam pela primeira vez e 11 estão de volta ao evento. São representantes de todos os elos da cadeia de distribuição dos variados tipos de carga.
Fonte: EMAP