Governo do Maranhão acompanha posse dos diretores...

Publicada em: 04.08.2016

Governo do Maranhão acompanha posse dos diretores da Antaq em Brasília

Nesta quarta-feira (3), o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, representou oficialmente o governador Flávio Dino na solenidade de posse dos diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski (geral) e Mário Povia, na sede da agência, em Brasília. Tokarski assume a direção geral até 18 de fevereiro de 2018 e Povia, que foi reconduzido, tem mandato válido até 18 de fevereiro de 2020. Juntamente com Fernando Fonseca, passam a compor o colegiado da Agência.

Em seu discurso de posse, o diretor geral da Antaq ressaltou a importância do transporte aquaviário para o desenvolvimento econômico do país e da desburocratização na logística de movimentação de cargas como meio de atrair investimentos privados. “A logística é instrumento indispensável para que um país possa ser competitivo dentro do mercado globalizado de alta concorrência”, disse Tokarski.

Ted Lago reafirmou a importância da desburocratização como forma de desenvolver o setor. Segundo ele, “a revisão das normas para realização dos leilões de arrendamento podem dar um novo rumo aos portos brasileiros e, consequentemente, à economia do Brasil”.

Adalberto Tokarski mostrou-se favorável à revisão das normas que disciplinam o setor aquaviáro e afirmou que “essa pauta deve ser feita em conjunto com os órgãos que atuam na área, inclusive os de controle, o que resultará em uma nova realidade para desbloquear o setor”.

Por fim, apresentou dados do setor em 2015, quando foram movimentadas mais de 1 bilhão de toneladas, o que representa um crescimento de 4%. Desse total, o Porto do Itaqui contribuiu com 21,8 milhões de toneladas, um recorde histórico.

Tokarski esteve recentemente em São Luís, quando participou do XXVIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte, em junho, e integrou a mesa de abertura do evento ao lado de Ted Lago e do governador Flávio Dino. O evento destacou o Complexo Portuário do Itaqui e sua importância estratégica para a região Centro Norte.

“O Porto do Itaqui vem batendo recordes. Agora, numa segunda etapa, nós precisamos pensar em como o estado do Maranhão pode ganhar mais por ter a ferrovia mais eficiente do Brasil e ter um porto dos mais estruturados”, disse ele, na ocasião. Sobre os recordes citados, Ted Lago afirma que a missão vai além deles: “Nossa grande missão é desenvolver o estado do Maranhão por meio do Porto do Itaqui”.

Desafios

Dar agilidade ao programa de arrendamentos portuários, por meio de um bom diálogo com o Ministério e prosseguir com a Agenda Positiva estão entre os principais desafios do novo diretor-geral. Segundo Tokarski, é fundamental que a Antaq mantenha aberto o diálogo com os setores portuários e de navegação.

Para o Porto do Itaqui o diálogo com a Antaq vem sendo produtivo e permanente. O novo diretor-geral conhece bem o trabalho que vem sendo realizado e certamente manterá o canal de comunicação direta com a autoridade portuária do Itaqui. Além disso, a agência reguladora conta com uma Unidade Regional em São Luís, no Renascença II, sob a chefia de Marcelo Castelo de Carvalho.