Itaqui é o 3° do Brasil em gestão ambiental

Publicada em: 23.06.2015

Itaqui é o 3° do Brasil em gestão ambiental

O Porto do Itaqui é o terceiro no ranking do IDA (Índice de Desempenho Ambiental Portuário) referente ao segundo semestre de 2014, com nota geral de 82,26%. Os dados foram divulgados pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) na última sexta-feira. O primeiro lugar em qualidade de gestão ambiental ficou para o Porto de São Sebastião (SP), que alcançou uma nota geral de 95,73%, seguido do Porto de Itajaí (SC), com 92,81%. Paranaguá (PR), ficou na quarta colocação com nota d 81,07%.

Com o objetivo de medir o estágio da gestão ambiental em instalações portuárias, o IDA também estimula uma maior utilização do modal aquaviário. “O índice serve como um indicador, garantindo mais segurança ao setor e, também, atraindo empresas que buscam vincular suas marcas a portos com excelência ambiental”, afirmou Marcos Porto, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq.

O IDA demonstrou, segundo Marcos Porto, alguns índices de excelência similares a países desenvolvidos como Estados Unidos, Bélgica, Holanda e China. “A tendência é que o uso contínuo dessa ferramenta de avaliação pela administração portuária promova um ajuste de suas atividades de forma sustentável”, projetou o gerente da Antaq. Segundo ele, o IDA também serve de base de pesquisa para técnicos dos órgãos de controle de Estado, como órgãos ambientais e outros de regulação e fiscalização da atividade portuária.

Indicadores do IDA

O IDA, criado em 2012, possui 38 indicadores escolhidos com base em literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Esses indicadores foram classificados em quatro categorias (econômico-operacional, sociocultural, físico-químico e biológico-ecológico) e 14 indicadores globais. O somatório dos valores correspondentes aos níveis de atendimento para os indicadores específicos fornece o resultado geral de desempenho ambiental da instalação portuária. O IDA estabelece, para cada indicador, um conjunto de situações de atendimento (tributos) que determina em que estágio a gestão se encontra naquela categoria. Além disso, ele sugere níveis progressivos de atendimento para cada indicador, que, de acordo com as prioridades de cada interessado, podem ser utilizados como referências para a adoção de medidas de gestão ou regulação.

Com informações do site INTELOG - NOTÍCIAS