Itaqui na Intermodal: novos investimentos para o M...

Publicada em: 03.03.2023

Itaqui na Intermodal: novos investimentos para o MA

O estande do Porto do Itaqui na Intermodal South America, em São Paulo, sediou, em três dias de evento – de terça a quinta desta semana – uma série de encontros para alavancar projetos estratégicos de expansão para o porto público do Maranhão. Representantes de esferas pública e privada sentaram à mesa para alinhar temas que já estão no planejamento estratégico da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, como instalação de novos terminais para grãos, fertilizantes e combustíveis, empreendimentos para multicarga na retroárea e ampliação da rede ferroviária. 

Além disso, houve tratativas sobre temas fundamentais para o Porto do Itaqui na área ambiental, como descarbonização e energia eólica.

O diretor de Operações da EMAP, Jailson Luz, destacou projetos promissores discutidos na Intermodal, como movimentação de fertilizantes, industrialização de produtos na retroárea do porto e movimentação de alumina, com foco em produtos para indústria química e farmacêutica.

“Esses são os projetos de maior potencial que, uma vez concretizados, ampliam a nossa projeção de investimentos até 2025. Anunciamos R$ 3,7 bilhões para esse período, somando recursos públicos e privados e esses projetos podem trazer mais R$ 1 bi para o Itaqui”, afirmou Jailson Luz.

O estande do Itaqui na Intermodal também recebeu a visita de lideranças da Antaq – Agência Nacional de Transporte Aquaviário, Ministério dos Transportes e de outros portos, a exemplo do Porto de Cabedelo, que buscou a governança da EMAP para solicitar apoio na construção de um modelo de sistema de gestão e o Porto do Açu, que formalizou solicitação de apoio da área de inovação da EMAP para implantação de um programa inspirado no Porto do Futuro desenvolvido no Itaqui.

 

Inovação

A equipe do Itaqui Lab, programa de inovação da EMAP, recebeu potenciais parceiros em um encontro com o objetivo de conectar o setor com o ecossistema nacional, tanto em inovação, quanto em logística, para entender o que o mercado necessita e o que a equipe do programa pode oferecer.

“Traçamos parcerias estratégicas para troca de informações e ideias sobre inovação no setor portuário e, em reunião com a Fundação Valência e também Porto de Roterdã, foi fechado acordo para o Programa de Intercâmbio, uma das iniciativas do Porto do Futuro”, explicou a gerente de Comunicação e Inovação da EMAP, Deborah Baesse.

Também chamou a atenção do público da Intermodal o tour virtual pelo Itaqui, por meio de óculos de realidade virtual. “Foi uma experiência única conhecer um pouco mais do porto do Maranhão, o vídeo tem muitas informações importantes, com certeza foi um aprendizado”, disse o estudante do Senai, Jilvan França, logo após fazer o tour.