Itaqui reúne portos brasileiros no Dia Mundial da...

Publicada em: 07.04.2020

Itaqui reúne portos brasileiros no Dia Mundial da Saúde

Nesta terça, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, uma iniciativa do Porto do Itaqui (@portodoitaqui) reuniu portos públicos de todo o Brasil num gesto de união neste momento difícil para o país e o mundo. Ao meio-dia, nas redes sociais de 28 portos e nas contas @portosdobrasil, foi publicado um vídeo com a imagem de cada um e a mensagem: “Por Todos! Estamos unidos pelo Brasil para que nada falte para você”. Ao longo da tarde o vídeo se espalhou por diversas redes sociais, cumprindo a sua proposta de levar o recado de que os portos vão seguir operando para que remédios, alimentos, material de limpeza, combustíveis e outros insumos possam chegar ao seus destinos.


A ideia nasceu da necessidade de demonstrar o papel essencial dos portos, de forma conjunta, sobretudo em um momento extremo que é a pandemia de Covid-19. Um piloto foi montado pela equipe de Comunicação da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Itaqui, para apresentar aos colegas dos demais portos.

A partir de uma intensa troca de mensagens eletrônicas na última semana o grupo foi crescendo, com cada um enviando a imagem do seu porto para compor a peça final. A própria equipe do Porto do Itaqui também exercitou um novo modo de trabalho, já que parte do grupo está atuando em home office – uma das medidas para prevenção da doença.

A iniciativa contou também com o apoio da assessoria de comunicação do Ministério da Infraestrutura, que contribuiu para a conquista de participantes. O vídeo foi concluído com a participação dos seguintes portos: Itaqui, Suape, São Francisco do Sul, Santos, Fortaleza, Pecém, Vitória, Imbituba, Natal, Paranaguá, Santarém, Barra do Riacho, Belém, Itaguaí, Miritituba, Vila do Conde, Terminal Salineiro Areia Branca, Rio de Janeiro, Terminal Miramar, Rio Grande, Recife, Itajaí, Pelotas, Niterói, Angra dos Reis, Santana, Cabedelo e Porto Alegre.

“Os trabalhadores portuários e demais profissionais que atuam nesse segmento estão no front para que nada falte nos hospitais, nos mercados e nas casa de todos os brasileiros. Por isso é muito importante que a população siga à risca o isolamento social e se proteja nesse momento”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

No meio do caminho surgiu a ideia de postar nesta terça, aproveitando o Dia Mundial da Saúde. A exemplo de alguns jornais de circulação nacional e regional – que combinaram de sair às ruas com uma capa igual em atenção ao trabalho de levar notícias e informação para todos, os portos públicos demonstraram nesta data que estão trabalhando PORTOdos os brasileiros.