Lançado no Itaqui o Observatório Portuário

Publicada em: 18.11.2022

Lançado no Itaqui o Observatório Portuário

Representantes do Complexo Portuário do Maranhão reuniram-se na tarde desta sexta, 18, no auditório da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, para o lançamento do Observatório Portuário, projeto de inovação criado pelo grupo de pesquisa Labportos, do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Maranhão. O Observatório conta com o apoio da Agência de Inovação, Empreendedorismo Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), em convênio com a EMAP.

O presidente da EMAP, Ted Lago, e o pro reitor de pesquisa da UFMA, professor doutor Fernando de Carvalho, deram as boas-vindas e os professores Sérgio Cutrim, coordenador do Observatório, e Tadeu Teixeira, vice coordenador da iniciativa, apresentaram o projeto, destacando sua importância para tomada de decisões e desenvolvimento do setor portuário no Maranhão.

“O Observatório Portuário é uma plataforma de difusão de conhecimentos para compartilhar informações a respeito de desenvolvimento econômico e social das atividades portuárias, geração de emprego e renda, iniciativas na área portuária, logística e de meio ambiente para que a sociedade possa usufruir de dados importantes. Essa é mais uma parceria de sucesso entre o Governo do Estado, por meio da EMAP, e a Universidade Federal do Maranhão”, afirmou Ted Lago.

“Esse projeto é de suma importância, considerando que ele disponibiliza informações para a comunidade, empresários e é uma oportunidade também de nós divulgarmos nossa São Luís como uma cidade portuária. Será possível observar que o porto é um dos grandes investimentos que temos no país que contribui para o desenvolvimento das comunidades na questão de qualidade de vida da nossa população”, disse o pro reitor Fernando de Carvalho.

O Observatório Portuário é uma iniciativa viabilizada por meio de convênio com a EMAP no âmbito do Programa de Inovação do Porto do Itaqui. Dentre outros projetos do porto temos o Programa Porto do Futuro, que irá financiar projetos de inovação por meio da Fundação de Apoio a Pesquisas e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. O financiamento será de R$ 40 milhões de reais em até 4 anos.

A plataforma foi criada com o objetivo de contribuir com a elaboração e disseminação de informações sobre o setor portuário e transporte aquaviário com o propósito subsidiar com conhecimento qualificado o ecossistema portuário, gestores privados e públicos, empresários, profissionais e academia.

Durante o encontro foram divulgados os primeiros relatórios disponibilizados pela plataforma: Mercado de Trabalho Portuário, Balança Comercial, Sustentabilidade e Atividade Portuária e Comércio Exterior. Todos os conteúdos são públicos e podem ser acessados pelo site: www.observatorioportuario.ufma.br ou pelas redes sociais: Instagram: @observatorioportuario eTwitter: @obs_observatorio.