Maranhão marca presença na Agrotins

Publicada em: 07.05.2016

Maranhão marca presença na Agrotins

O Maranhão volta a participar da Feira Agropecuária do Tocantins, a Agrotins, que foi aberta oficialmente nesta quarta, 4/05, no Centro Agrotecnológico de Palmas (TO). O Porto do Itaqui conta com um estande no evento, em que apresenta vantagens competitivas e planos de investimento, além do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). A participação é estratégica também porque o estado do Tocantins, junto com o Maranhão, Piauí e Bahia, integra o chamado MATOPIBA, região conhecida como a nova fronteira agrícola do Brasil.

O Gerente de Logística da EMAP, Adauto Serpa, participou do evento, juntamente com equipe técnica da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP e destacou a importância do evento. “Ficamos impressionados com a vocação sócio econômica do Tocantins para o agronegócio. A 16ª Agrotins apresentou as novidades praticadas na região por meio de pesquisas, adaptações e transferência de tecnologia em diversos segmentos do agronegócio com foco no pequeno e médio produtor. É um evento educativo, com forte apoio de universidades e do SEBRAE, funcionando como uma espécie de congresso, um serviço aos produtores. Foi gratificante perceber o grande interesse deste público em conhecer um pouco mais do Porto do Itaqui. Ouvimos questões sobre investimentos, sobre a relação do Porto com as ferrovias, dúvidas e sugestões sobre como usar o Porto para transportar frutas, proteínas congeladas, madeira e até bovinos e ovinos vivos. Participar da Agrotins foi uma importante oportunidade de posicionar o Porto do Itaqui como a solução logística do MATOPIBA.”
Primeiro porto público do Brasil em operação nas regiões Norte e Nordeste, o Porto do Itaqui deve se manter nos próximos anos como um dos portos brasileiros com maior capacidade instalada para armazenagem e exportação de soja, milho e farelo, fomentando o desenvolvimento do Maranhão e dos estados vizinhos por meio da criação de alternativa eficiente de logística.
A Agrotins, que neste ano chega à sua 16ª edição, é reconhecida por sua grande relevância na divulgação de pesquisas e soluções tecnológicas para a produção agrícola, bem como por potencializar a geração de negócios referentes ao setor produtivo. O evento ocupa uma área de 60 hectares onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para estandes, auditório, entre outros atrativos.