Menina ocupa presidência da EMAP por um dia

Publicada em: 01.11.2016

Menina ocupa presidência da EMAP por um dia

Posse simbólica integra campanha de ONG internacional que atua pela igualdade de gênero e o pleno direito das mulheres

Nesta segunda, 31, a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP foi exercida simbolicamente por Isabelly Silva Santos, 19 anos, que integra o Projeto Escola de Lideranças, desenvolvido em São José de Ribamar pela Plan International Brasil, organização não governamental britânica que atua em 71 países. A iniciativa é uma das ações da campanha #MeninasOcupam, realizada em prefeituras, secretarias e empresas do Brasil com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem o potencial das meninas e assegurem o pleno exercício de seus direitos.

“Estou representando milhares de meninas no mundo todo para chamar a atenção da sociedade pela garantia dos direitos das meninas e igualdade de gêneros no mercado de trabalho”, afirmou Isabelly Santos em sua posse.

A cerimônia de transmissão simbólica do cargo foi realizada durante reunião extraordinária da Diretoria Executiva, com a presença do presidente da EMAP, Ted Lago, e dos diretores José Magalhães (Operações), Eugênio Mendonça (Engenharia e Manutenção), Jailson Luz (Planejamento e Desenvolvimento) e Danielle Nunes (Administração e Finanças). Isabelly foi acompanhada da gerente da Unidade da Plan International Brasil de São Luís, Creuziane Barros. “Estamos felizes em recebê-la e apresentar o nosso trabalho, que conta com uma significativa participação feminina na alta gestão e nas demais áreas, realidade incomum em outros portos brasileiros”, disse Ted Lago.

O dia de presidenta

Depois de se reunir com a diretoria – momento em que conheceu as principais atividades de cada área – e assinar o termo simbólico de posse, a presidenta menina visitou os setores da área administrativa, acompanhada pela diretora Danielle Nunes. Mesmo sendo uma empresa do setor portuário, área onde historicamente predomina o trabalho masculino, a EMAP apresentou à presidenta por um dia uma realidade em transformação. Dos 222 cargos ocupados na empresa, 77 são exercidos por mulheres, o que representa 34% do total. 

A área campeã em números de ocupação feminina é a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento, com as três gerências lideradas por mulheres e cerca de 90% dos cargos também ocupados por elas. Na Engenharia, de três gerências, uma é comandada por uma mulher e no total, pelo menos 35% dos cargos são ocupados por elas. O desafio em ocupação feminina é a área de Operações, onde o percentual é mais baixo. No entanto, na Diretoria de Administração e Finanças, espinha dorsal da empresa, o comando geral e duas das três gerências estão nas mãos de mulheres.

No almoço, Isa – como prefere ser chamada – dividiu a mesa com a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da EMAP, Deborah Baesse, que apresentou os projetos de RS desenvolvidos pela empresa. No início da tarde visitou a área primária e o setor de operações do Porto do Itaqui e conheceu as equipes que atuam nesses núcleos. Seu dia de presidenta foi concluído com uma visita técnica à obra de revitalização do cais de São José de Ribamar, realizada pela EMAP.

“Receber a presidenta menina é um grande prazer e reforça nossa política de abertura do Itaqui para a comunidade, aproximando o porto do cotidiano das pessoas. Reafirmar a igualdade de gênero e a presença das mulheres no mercado de trabalho é compromisso ético e político assumido pela EMAP”, afirma Deborah Baesse.

Por Ser Menina

Durante todo o mês de outubro, a Plan International Brasil realiza uma série de ações para chamar a atenção da população brasileira e sensibilizá-la sobre os problemas que afetam globalmente a vida de meninas em países pobres e emergentes. A campanha integra o projeto mundial Por Ser Menina, que visa impulsionar o potencial das meninas, assegurando o pleno exercício de seus direitos por meio da redução da pobreza e da discriminação de gênero.

A ação pretende destacar estatísticas internacionais, como o fato de apenas 10 dos 152 presidentes eleitos, e menos de 4% dos CEOs que dirigem as 500 principais corporações em todo o mundo serem mulheres. Mais de 200 meninas, de aproximadamente 50 países onde a Plan International está presente, participam da iniciativa, ocupando cadeiras de presidentes, CEOs e apresentadores de TV durante um dia.

A campanha Por Ser Menina foi lançada mundialmente no dia 11 de Outubro de 2012, junto com a comemoração do Dia Internacional da Menina. A campanha desenvolve ações e projetos para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos