Meninas ocupam cargos de liderança da EMAP por um...

Publicada em: 24.10.2022

Meninas ocupam cargos de liderança da EMAP por um dia

Posse simbólica integra campanha de ONG internacional que atua pela igualdade de gênero e o pleno direito das mulheres com projetos em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar

Nesta segunda, 24, a presidência da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária foi ocupada simbolicamente por Clara Maria de Jesus Cruz, 12 anos, que integra o Projeto Escola de Lideranças, desenvolvido em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar pela Plan International Brasil, organização não governamental britânica que atua em mais de 70 países.

Outras duas meninas ocuparam cargos de liderança na EMAP: Joyce Cristina Gomes Santos, 15, como diretora de Relações Institucionais, e Rannya Safira Gomes, 14, como gerente de Comunicação e Inovação. As meninas foram acompanhada pela facilitadora de Projetos da Plan em São Luís, Joceline Conrado.

A cerimônia de transmissão simbólica do cargo foi realizada durante reunião com a presença do diretor de Administração e Finanças da EMAP, Artur Thiago Costa, representando o presidente Ted Lago; da diretora de Relações Institucionais, Rita de Cássia Choairy, e do diretor de Engenharia, Sérgio Aranha. Também participaram da reunião as gerentes Kátia Bezerra (Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade), Deborah Baesse (Comunicação e Inovação), Gabriela Heckler (Assessoria Jurídica) e a assessora técnica Danielle Fernandes.

“Como empresa pública com a missão de ser motor de desenvolvimento para o Maranhão e o Brasil, a EMAP abraça a campanha Meninas Ocupam com entusiasmo. É uma ação que dialoga com o nosso Programa de Diversidade, o Somos, um processo educativo e formativo para a inclusão e a diversidade dentro do ecossistema portuário”, afirma o diretor Artur Thiago.

A iniciativa da Plan é uma das atividades da campanha #MeninasOcupam, realizada em prefeituras, secretarias e empresas do Brasil com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem o potencial das meninas e assegurem o pleno exercício de seus direitos. Clara Maria participa do projeto Cambalhotas, voltado para a conscientização e autoproteção de crianças de até 12 anos contra abusos. “Quero me tornar advogada para defender os direitos das mulheres”, disse ela.

O dia das gestoras

Depois de se reunirem, com a diretoria e assinar os termos simbólicos de posse, as meninas participaram de uma roda de conversa com lideranças femininas da empresa. O momento, mediado pela jornalista Seane Melo (Gecom), contou com a presença da diretora Rita Choairy e das gerentes Carol Maranhão (CSL), Graça Abreu (Recursos Humanos), Deborah e Gabriela.

Mesmo sendo uma empresa do setor portuário, área onde historicamente predomina o trabalho masculino, a EMAP apresentou às meninas gestoras por um dia uma realidade em transformação. Dos 230 cargos ocupados na empresa, 83 são exercidos por mulheres, o que representa 45% do total e está acima tanto da média nacional (37%) quanto da média do setor público (22%). Dentre os cargos de liderança (em nível gerencial), 54% são ocupados por mulheres.

Dentre as cinco diretorias da empresa, uma, a de Relações Institucionais tem uma mulher à frente e na de Operações, coração da atividade portuária, de um total de sete gerências, quatro estão nas mãos de mulheres, bem como metade das gerências da Diretoria de Administração e Finanças.

Outubro das meninas

Durante todo o mês de outubro, a Plan International Brasil realiza uma série de ações para chamar a atenção da população brasileira e sensibilizá-la sobre os problemas que afetam globalmente a vida de meninas em países pobres e emergentes. A campanha visa impulsionar o potencial das meninas, assegurando o pleno exercício de seus direitos por meio da redução da pobreza e da discriminação de gênero.

Mais de 200 meninas, de aproximadamente 50 países onde a Plan International está presente, participam da iniciativa, ocupando cadeiras de presidentes, CEOs e apresentadores de TV durante um dia.

A campanha Por Ser Menina foi lançada mundialmente no dia 11 de Outubro de 2012, junto com a comemoração do Dia Internacional da Menina. A campanha desenvolve ações e projetos para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos.