Ministro da SEP incentiva investimentos privados n...

Publicada em: 27.04.2015

Ministro da SEP incentiva investimentos privados no setor portuário

Segundo o ministro, condições serão criadas para diminuir a burocracia e encurtar os prazos de tramitação dos processos

Por Kamila Donato

O ministro-chefe da SEP (Secretaria Especial de Portos), Edinho Araújo, disse que não há setor melhor para responder imediatamente a uma pauta de investimento que o privado. Segundo ele, no Brasil há necessidade de gerar emprego e ser competitivo nas exportações e os investimentos do setor privado, nesse sentido, são muito necessários.

“O Brasil precisa de uma agenda positiva já e cabe à Secretaria de Portos dar sua contribuição, criando as condições necessárias para novos investimentos privados”, ressaltou Araújo. A importância dos portos brasileiros frente a economia brasileira, por exemplo, é umas das manifestações ponderadas por todo o setor e a participação crescente dos terminais portuários privados na movimentação da produção do País, desde o minério de ferro até a variedade presente nas cargas conteinerizadas, podem ser alguns dos fatores importantes para a presença de mais investimentos no setor.

O ministro disse ainda estar otimista em relação aos novos investimentos, caso o TCU (Tribunal de Contas da União) libere os lotes de arrendamentos pendentes de análise há mais de um ano. “Temos uma expectativa muito positiva de que o TCU possa apreciar esse bloco diretamente ligado as questões do Porto de Santos e também do Pará”, afirmou.

Ele disse ainda que irá avançar nos demais, já que há mais quatro blocos existentes. “Tão logo essa modelagem seja aprovada, estamos em condições de abrir as licitações para que tenhamos os investimentos necessários”, finalizou.

Fonte: Site Guia Marítimo - Notícias