Ministro Marcio França visita Porto do Itaqui

Publicada em: 18.02.2023

Ministro Marcio França visita Porto do Itaqui

Neste sábado, 18, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, esteve no Maranhão para conhecer os equipamentos de infraestrutura que estão sob a gestão da pasta. Na agenda, ele fez visitas ao Porto do Itaqui e ao Aeroporto Internacional de São Luís.

Na oportunidade, o ministro elogiou o desenvolvimento do Porto do Itaqui e destacou que o modelo de gestão portuária no Maranhão deve ser replicado em todo o país. “É um dos portos mais eficientes do Brasil, entre públicos e privados, batendo recordes atrás de recordes, mas mantendo o interesse público garantido. É assim que queremos fazer em todo Brasil”, afirmou.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, destacou que a visita do ministro de Portos e Aeroportos contribui para o fomento à criação de um modelo brasileiro de gestão portuária a partir dos êxitos administrativos que tornaram o porto público maranhense no 4º maior porto em movimentação de cargas no Brasil.

“Nós tínhamos, até 2022, a visão de sermos referência em gestão portuária, e já temos reconhecimentos, inclusive, do Ministério, a partir do Índice de Gestão da Autoridade Portuária. A nossa ideia é, exatamente, compartilhar essa experiência e, também, aprender com outros portos e trazer a visão do presidente Lula e do ministro Márcio França para um modelo de gestão portuário brasileiro”, pontuou o presidente da EMAP.