Modernização, Descarbonização e Eficiência Logística do Porto do Itaqui são destaques na Intermodal South América 2025
O Porto do Itaqui está presente na Intermodal 2025, o maior e mais completo evento de soluções logísticas das américas. Neste ano, o Itaqui apresenta os cases de modernização, descarbonização e eficiência logística, além de garantir uma experiência única com óculos de realidade virtual, que permite uma imersão completa no complexo portuário e na área primária do porto. A Intermodal acontece entre os dias 22 e 24 de abril, das 13h às 21h, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O estande do porto é o D040.
“É sempre uma alegria estar na Intermodal e apresentar as potencialidades do Porto do Itaqui para os mais diferentes profissionais do setor portuário. Nós, enquanto maior porto público do Arco Norte e o 4º maior do Brasil em movimentação de cargas, temos muito a mostrar não só da nossa eficiência logística, mas das nossas ações de Inovação, Descarbonização e Pesquisa” explicou a presidente em exercício do porto, Isa Mary Mendonça.
Eficiência Logística
Em 2024, o Porto do Itaqui movimentou mais de 34 milhões de cargas. Esses recordes são possíveis graças a um conjunto de fatores como eficiência multimodal, localização estratégica e a infraestrutura portuária. Com sua conexão ferroviária única, o Itaqui é o principal porto do Corredor Centro-Norte do Brasil.
Ao todo, são 9 berços em operação com profundidade entre 12 e 19 metros. As principais cargas exportadas são soja, farelo de soja, milho, celulose. Na importação, é o diesel, gasolina, fertilizantes, clínquer (fabricação de cimento) e carvão. Já na cabotagem, ganham destaque os combustíveis para veículos e aviação e GNL (gás de cozinha).
Descarbonização
Na área ambiental, o Itaqui se evidencia por ser o primeiro porto público do Brasil a lançar um plano de descarbonização com 21 empresas da área portuária envolvidas. Ações como a adoção de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), monitoramento ativo da qualidade do ar do Porto, ônibus com tecnologia Euro 6 (redução de gases poluentes), gestão ambiental responsável, além de investimento em pesquisas sobre mudanças climáticas e descarbonização deram ao Porto do Itaqui o selo Pró-Clima – Categoria Ouro e o segundo lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2024 da ANTAQ.
Inovação e Modernização
Também é do Itaqui o título de porto público com mais iniciativas de transformação digital do país. De 2022 até agora, já são 33 soluções inovadoras entregues, apoio a 37 pesquisas com 15 cidades abrangidas e 300 pessoas envolvidas no estado do Maranhão. O porto investe ainda em capacitação de mão de obra local especializada por meio dos programas de Residência Portuária e Jovem Tech, que viabilizaram a formação de 125 jovens em programação e 20 profissionais em Inovação Portuária, respectivamente. Os resultados da Inovação do Itaqui geraram o reconhecimento de 10 premiações nacionais e regionais conquistadas nos últimos 3 anos.
SOBRE A INTERMODAL
Como o evento de logística mais visitado na América do Sul e líder em apresentação de inovações, tecnologias, produtos e serviços para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior, a Intermodal South America atrai os principais tomadores de decisão, líderes empresariais, formadores de tendências, gestores de políticas públicas, e compradores em um único ambiente.