Modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cu...

Publicada em: 20.10.2023

Modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe garante mais agilidade e conforto aos usuários

O Governo do Maranhão está modernizando e ampliando os terminais da Ponta da Espera e Cujupe, em São Luís e Alcântara, respectivamente. As obras, que estão sendo executadas pela EMAP, incluem a duplicação das rampas de embarque e desembarque, a implantação de internet de alta velocidade e a instalação de torres de telefonia móvel. Com a ampliação de embarque e desembarque, os terminais passarão a ter capacidade de atracar até 4 embarcações simultaneamente, o que aumentará a capacidade do serviço de ferryboat e reduzirá o tempo de espera dos usuários.

Todo investimento da Emap tem gerado em torno de R$ 70 milhões, o que inclui, também, a recuperação dos taludes, ampliação das passarelas de acesso e adequações na área de manobra dos veículos.

Os terminais já receberam outras melhorias como a implantação de internet de alta velocidade via Wi-Fi. O serviço já está disponível desde 1º de junho desde ano e está sendo oferecido gratuitamente aos usuários dos terminais. Além disso estão sendo a instaladas torres de telefonia móvel na Ponta da Espera e no Cujupe. Em parceria com a empresa TIM, essa ação vai permitir inclusive, internet de alta velocidade durante a travessia. A obra de instalação das torres tem um prazo para 60 dias.

“As obras de modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe são um importante investimento do Governo do Maranhão para melhorar o serviço de ferryboat e garantir mais agilidade e conforto aos usuários. São conquistas para a Baixada Maranhense. Esse é o nosso foco, sempre”, afirmou Gilberto Lins, presidente da EMAP.