Operadora de gás norte-americana visita Porto do I...

Publicada em: 16.06.2016

Operadora de gás norte-americana visita Porto do Itaqui

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, recebeu, na quarta-feira (15), um grupo de representantes da Cheniere, operadora de gás natural com sede em Houston, no Texas (EUA), liderado pelos diretores da empresa, Peter Abeyesinhe, David Craft e Rodrigo Vilanova. Também participaram do encontro, representantes da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).

Ao lado do diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Jailson Luz, Ted Lago apresentou as vantagens competitivas do Porto do Itaqui ao grupo. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do Itaqui com foco na possibilidade de expansão das operações de oferta de gás natural da empresa por meio da utilização da infraestrutura do porto.

“A Cheniere está buscando alternativas em toda a região e nesse encontro de trabalho foi possível conhecer um pouco mais da operação, trocar informações e, ao mesmo tempo, aprofundar a temática do Gás Natural no Maranhão. O recebimento dessa fonte alternativa de energia pode posicionar o Porto do Itaqui num importante hub para esse tipo de operação”, disse Lago.

A empresa está entre as líderes na América do Norte em desenvolvimento de estratégias para construção e operação de terminais de gás natural liquefeito – GNL. Atualmente, a companhia vem desenvolvendo terminais de exportação de GNL em terra e gasodutos localizados ao longo da Costa do Golfo dos EUA. A área é ideal para instalações de GNL, devido aos seus mercados de alta liquidez, com uma abundante oferta de gás natural e significativa rede de infraestrutura de gasodutos existente.

Os terminais de Cheniere estão entre os melhores na América do Norte por estarem próximos aos canais de navegações de águas profundas, características similares ao Porto do Itaqui, bem como a complexos industriais com substancial consumo de gás.