Padrão de Excelência: Emap mantém certificação SGI que atesta sustentabilidade, segurança e qualidade no Porto do Itaqui
A excelência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Autoridade Portuária do Porto do Itaqui, foi mais uma vez reconhecida por meio da renovação da certificação do Sistema de Gestão Integrada (SGI). O Sistema reflete o compromisso em conectar, de forma eficiente, as áreas de Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho, consolidando um modelo de gestão sustentável e alinhado às melhores práticas globais. A renovação foi realizada nesta quarta-feira, 1º de outubro, no auditório da Emap.
Conquistada pela primeira vez em novembro de 2024, a certificação SGI comprova o alinhamento entre os setores da Empresa a partir de metas claras, definição de objetivos compartilhados e elevação no nível de segurança operacional e administrativa. Além disso, uma gestão integrada trouxe benefícios culturais para a empresa.
“A renovação da certificação SGI é a prova de que conseguimos transformar um grande desafio em uma conquista coletiva. Integrar meio ambiente, qualidade e segurança do trabalho exigiu alinhamento entre setores e muita dedicação", destacou o diretor de planejamento da Emap, Bruno Mota.
Para a renovação, a Emap passou por uma auditoria feita pela Fundação Vanzolini, organização sem fins lucrativos criada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Foram dois dias e meio de análise que resultaram em uma amostra confiável de evidências de conformidade e atendimento às três normas auditadas: Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e Saúde e Segurança do Trabalho (ISO 45001)”, afirmou Mônica Ximenes, auditora líder da Fundação Vanzolini.
Desde sua criação, em abril de 2024, o SGI da Emap fortalece o gerenciamento de riscos e perigos, assegura a participação dos trabalhadores em temas de saúde e segurança, garante conformidade legal e incentiva a melhoria contínua por meio da inovação e uso de tecnologias.
“Estamos trabalhando na inclusão de novas normas, como segurança da informação, inovação e compliance, com o objetivo de fortalecer ainda mais a integração dos sistemas ampliar o alinhamento entre processos, áreas e valores institucionais”, finalizou o diretor Bruno Mota.