Porto do Itaqui abre suas portas para a Equoterapi...

Publicada em: 04.05.2024

Porto do Itaqui abre suas portas para a Equoterapia da PMMA

Pela primeira vez em sua história, o Porto do Itaqui recebeu, na manhã desta sexta-feira (3), um grupo de pessoas com deficiência, praticantes atendidas pelo Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão. Acompanhados por seus pais e responsáveis, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pela gestão do Porto do Itaqui. Receberam instruções de segurança, brindes, lanches, e puderam conhecer as operações do maior porto público do Norte e Nordeste.

Em um segundo momento, visitaram a área primária do porto, onde ficam os berços que recebem os grandes navios que trafegam pela Baía de São Marcos, transportando uma variedade de cargas.

O Centro de Equoterapia da PMMA atende atualmente mais de 150 praticantes, sendo que mais de 20% dos beneficiados pela terapia residem na região do Itaqui Bacanga, região do entorno do Porto.Gilberto Campos, coordenador de comunicação e membro do Comitê de Diversidade do Itaqui, ressaltou a importância do comitê, que está ativo há dois anos, enfatizando os valores de igualdade, inclusão e acesso. "É uma grande honra receber todos vocês neste dia tão especial dentro da nossa missão como Porto de todos os maranhenses", afirmou Campos.

Os participantes expressaram sua gratidão pela oportunidade e pelo acolhimento durante a visita. A responsável por um dos praticantes destacou: "Estamos entusiasmados e contentes. Fomos bem acolhidos e estamos gratos pela oportunidade.", comemorou Rosimar Morais.

A visita contou com a participação de pessoas com autismo, síndrome de Down e diversas outras deficiências. O diretor de engenharia, Ricardo Miranda, expressou sua satisfação: "Hoje é um dia muito especial para o nosso programa de visitas. O Porto se sente honrado em receber os praticantes e contribuir com esse projeto de equoterapia, estabelecendo uma ponte com a Polícia Militar e o Governo do estado do Maranhão."

Centro de Equoterapia da PPMA

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão amplia suas atividades sociais, incorporando serviços adicionais à sua estrutura. Criado em 2005, o centro tem evoluído para atender a um número cada vez maior de praticantes, oferecendo atividades terapêuticas e lúdicas para pessoas com deficiência e necessidades especiais, utilizando cavalos como parte do processo terapêutico. Essa iniciativa vai além dos muros da corporação, transmitindo humanidade, contribuindo para a recuperação e garantindo a inclusão.

O Major Ramalho, comandante da Cavalaria da PM, também enfatizou a importância dessas parcerias: "É um prazer trazer as pessoas com deficiência para conhecer toda essa estrutura, como parte do projeto de equoterapia, que é especial para o governo do estado. Parcerias como essa são frutíferas e devem continuar alimentando nosso projeto. Em nome da corporação e de seu comandante, Coronel Paulo Fernando agradecemos toda a atenção que nos foi dada"