Porto do Itaqui anuncia pacote de obras

Publicada em: 24.02.2022

Porto do Itaqui anuncia pacote de obras

Investimento de R$ 500 milhões da Autoridade Portuária objetiva superar a marca de 40 milhões de toneladas de cargas movimentadas até 2025

 

Nesta semana, uma visita do governador Flávio Dino ao Porto do Itaqui marcou o lançamento de um pacote de obras de infraestrutura que somam mais de R$ 500 milhões em investimento da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária. Na ocasião o governador fez entregas, visitou obras em andamento e terminais instalados no porto.

A iniciativa integra o plano estratégico da empresa, com o objetivo de elevar a capacidade de movimentação de cargas do Porto do Itaqui acima dos 40 milhões de toneladas/ano até 2025.

O pacote abrange dragagem de aprofundamento, construção de um novo berço (98), requalificação dos prédios de apoio operacional e portarias, infraestrutura viária e esgotamento sanitário da poligonal do porto, além do alargamento das rampas dos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe.

“O Itaqui tem crescido nos últimos anos, com sucessivos recordes, graças a investimentos públicos e privados em infraestrutura e tecnologia. Saímos de 18 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2014 e chegamos a 31 milhões de toneladas em 2021. Para dar continuidade a esse crescimento, estamos lançando o pacote de obras que trarão melhorias às nossas operações, mais segurança na ampliação da capacidade de movimentação de carga”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

O porto público do Maranhão vive um momento de plena expansão de infraestrutura, tecnologia e logística, voltado para atender à crescente demanda do mercado e fortalecer as diversas cadeias produtivas movimentadas.

A partir de um novo patamar, representado pelo volume de 31 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2021, o Porto do Itaqui consolida o Maranhão como um grande hub logístico para o Centro-Norte do país, atraindo negócios que desenvolvem o estado e toda a área de influência, gerando emprego e renda por meio da atividade portuária.