Porto do Itaqui apresenta plano de descarbonização...

Publicada em: 27.02.2025

Porto do Itaqui apresenta plano de descarbonização em agenda internacional na Bélgica, Holanda e Espanha

Para posicionar o seu compromisso com as melhores práticas sustentáveis a nível global, o Porto do Itaqui participou de agendas internacionais importantes sobre transição energética e descarbonização. A missão foi realizada na Bélgica, Holanda e Espanha entre os dias 17 e 27 de fevereiro e reuniu especialistas e gestores brasileiros e estrangeiros do setor portuário. 

Na Bélgica, os representantes do Itaqui foram ao Porto de Antuérpia e acompanharam apresentações sobre combustíveis multifuncionais, tecnologias emergentes para redução de emissões e projetos de transição climática. A ação faz parte do Programa Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos, que também incluiu visitas a centros de inovação como o Blue Chem, especializado em química sustentável, e o The Beacon, que abriga startups focadas em digitalização e descarbonização. 

Da Bélgica, o roteiro do Programa Internacional em Transição Energética seguiu para o porto de Roterdã - Holanda, o maior porto da Europa. Lá, o time do Itaqui apresentou o seu Plano de Descarbonização e detalhou ações de inovação voltadas à eficiência energética e modernização das operações. A apresentação ocorreu no painel de cases brasileiros, que reuniu portos estratégicos do país para compartilhar iniciativas e desafios na transição para uma economia de baixo carbono. 


Por fim, na Espanha, o Porto do Itaqui integrou o evento Certificado Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos, realizado em Valência e Puertollano. A programação incluiu palestras, visitas técnicas, como à Fábrica de Hidrogênio de Puertollano, e debates sobre estratégias de descarbonização adotadas em portos europeus. O Porto do Itaqui, como fundador da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), mostrou a iniciativa, que visa acelerar a transição energética no setor portuário brasileiro. 

 


Durante esses dias, nós compartilhamos o nosso diagnóstico detalhado, metas ambiciosas e o planejamento estratégico para a descarbonização, reforçando o compromisso do Porto do Itaqui com a sustentabilidade e a transição energética. Além disso, destacamos como a inovação tem sido um pilar fundamental na transformação da nossa gestão, impulsionando eficiência, redução de impactos ambientais e preparando-nos para os desafios do futuro”, explicou a gerente de meio ambiente do Porto do Itaqui, Luane Lemos.  

A agenda internacional consolidou ainda mais o papel do Porto do Itaqui, junto com os outros portos brasileiros, de viabilizador de soluções sustentáveis no setor portuário. "É inquestionável o papel dos portos brasileiros para o desenvolvimento do nosso país. Estar presente em programações como essa facilita a criação e o fortalecimento de parcerias estratégicas com outros portos, instituições de pesquisa e empresas inovadoras a nível global”, comunicou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho.  

 


O diretor de planejamento do porto, Bruno Mota, que também esteve presente nos eventos internacionais, reafirmou a importância das conexões criadas. A apresentação do nosso plano de descarbonização nessa agenda ampliou as oportunidades de cooperação com entidades europeias, além de proporcionar insights valiosos que podemos aplicar em nosso contexto local, finalizou o diretor.  

Além de diversos representantes dos principais portos brasileiros, a agenda internacional também foi acompanhada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal do Brasil.