Porto do Itaqui avança em diálogo com o Instituto de Praticagem do Brasil para fortalecer segurança da navegação e atrair investimentos
Em mais um passo para melhorar a eficiência operacional do Porto do Itaqui, representantes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) foram à Brasília para dar continuidade às tratativas e verificar as possibilidades técnicas de firmar uma parceria estratégica com o Instituto de Praticagem do Brasil (IPBrasil). O objetivo é ampliar a segurança da navegação e preparar o Porto do Itaqui para novos investimentos por meio do uso de tecnologias de simulações avançadas.
Durante a visita, a equipe técnica da EMAP conheceu de perto a estrutura dos simuladores do instituto, que é referência nacional na capacitação de práticos e no uso de ferramentas de alta tecnologia. Este já é o segundo diálogo presencial entre a EMAP e o Instituto.
“A visita técnica teve o foco de avaliar como os recursos existentes no Instituto de Praticagem do Brasil podem ser aplicados à realidade operacional do Itaqui. Este é mais um passo do Porto em direção à ampliação da modernização das suas operações e a busca por soluções que garantam mais eficiência, eficácia, segurança e atratividade para investidores”, explicou o Gerente do Vessel Traffic Service (VTS) do Porto do Itaqui, Alexandre Gomes.
Além do gerente Alexandre Gomes, participaram da visita, a coordenadora de acesso aquaviário, Vivian Santos, e Patrícia Costa Gonçalves, coordenadora de tráfego Marítimo. Na oportunidade, o grupo discutiu possibilidades de cooperação dentro do contexto operacional do Porto do Itaqui, possíveis instrumentos de parceria, inovações tecnológicas e esclareceu dúvidas técnicas sobre os processos de simulações.