Porto do Itaqui avança na descarbonização com nova...

Publicada em: 26.03.2025

Porto do Itaqui avança na descarbonização com novas metas para o setor

O Porto do Itaqui deu mais um passo rumo à descarbonização de suas operações. Em reunião com a Transpetro, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) discutiu a implementação de ações estratégicas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas operações da Transpetro dentro do complexo portuário. 

Pioneiro no Brasil, o Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui busca tornar suas atividades mais sustentáveis por meio de uma transformação energética. A iniciativa envolve parcerias com autoridades e o setor privado, promovendo mudanças estruturais para a mitigação dos impactos ambientais. 

Representantes da Transpetro e da EMAP. 

 

“Para que o projeto de descarbonização do porto continue evoluindo, é fundamental o engajamento das empresas que atuam no complexo. Nossa conversa com a Transpetro foi muito positiva. A adesão da empresa a essa aliança reforça a importância das iniciativas conjuntas e da troca de boas práticas para alcançarmos as metas ambientais”, destacou Luane Lemos, gerente de Meio Ambiente do Porto do Itaqui. 

A gestão ambiental do Porto do Itaqui é referência nacional. No Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, realizado no Porto de Suape (PE) em 2024, o complexo maranhense conquistou o Selo Pró-Clima na categoria Ouro, reconhecimento que reforça seu compromisso com práticas sustentáveis e com a redução de emissões. 

“O diálogo com empresas como a Transpetro é essencial para alinharmos esforços e trabalharmos juntos em prol de soluções inovadoras para a redução de emissões no setor portuário. Hoje, demos mais um passo importante para um futuro sustentável no Porto do Itaqui e na região”, afirmou Bruno Mota, diretor de Planejamento do Porto do Itaqui. 

 

EMAP e Cookies: A gente usa cookies para coletar informações e estatísticas e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade Continuar e Fechar