Porto do Itaqui bate recorde histórico na moviment...

Publicada em: 14.12.2014

Porto do Itaqui bate recorde histórico na movimentação de cargas

Com 17 milhões de toneladas movimentadas, Porto do Itaqui se confirma como vetor de desenvolvimento do Estado do Maranhão

Recorde histórico. É com essa confirmação que a EMAP encerra o ano de 2014. Nos primeiros 12 dias de Dezembro, o Porto do Itaqui já alcançou o melhor resultado desde sua fundação, atingindo 17 milhões de toneladas movimentadas no ano, confirmando-se como um dos principais indutores do crescimento do Estado do Maranhão.

A Empresa Maranhense de Administração iniciou sua atuação como Autoridade Portuária em 2001 e desde então o Porto do Itaqui já movimentou 192,4 milhões de toneladas. Historicamente o Porto do Itaqui se destaca pela movimentação de granéis sólidos e líquidos, movimentando uma quantidade importante de commodities. Nos últimos anos, assim como os demais portos em todo o mundo, vê crescer sua participação nas cargas gerais, que são cargas de alto valor agregado, especificamente na movimentação de contêineres, com cargas como motocicletas e níquel, além da celulose produzida no  sul do Maranhão com previsão de movimentação de 1,5 milhão de toneladas por ano. Outra importante carga movimentada no Porto do Itaqui é àquela destinada a expansão das ferrovias, como trilhos, dormentes, locomotivas e vagões.

Em destaque a movimentação de granéis líquidos (derivados de petróleo e produtos químicos) cujos terminais estão instalados na área de porto organizado e vem aumentando suas movimentações em razão do  crescimento da região. Desde 2001 o Porto do Itaqui já movimentou 85,9 milhões de toneladas entre derivados de petróleo e outros granéis líquidos, com destaque para os combustíveis e o GLP (gás de cozinha), utilizado pela população maranhense. Esses números colocam o porto entre os entrepostos mais importantes do Norte e Nordeste.  Os granéis sólidos foram responsáveis por mais de 8 milhões de toneladas movimentadas  no ano, o que representa 49% do volume total. O volume deste granel cresceu 10% em relação ao mesmo período de 2013. Entre as cargas que mais contribuíram para este aumento podemos citar o incremento de carvão com 132% e a importação de clínquer, matéria prima do cimento, com 36%. Além da retomada da movimentação do farelo de soja e o aumento de 7% na movimentação do trigo, que abastece as residências maranhenses.

Principais cargas movimentadas:

  • Derivados de petróleo, incluindo o GLP (gás de cozinha)
  • Carvão, utilizado para produção de energia pela termoelétrica.
  • Fertilizantes e produtos agrícolas (soja, milho e arroz).
  • Clínquer para fabricação de cimento
  • Celulose
  • Cargas de projeto, como trilhos e locomotivas.
  • Contêineres com produtos de maior valor agregado

As comemorações não comtemplam apenas a movimentações de cargas. A EMAP vive um momento virtuoso e de grandes conquistas. A área de operações está com aumentos significativos de produtividade,  projetos de ampliação em andamento além de avanços na diversificação das cargas e mercados atendidos. Conforme explica o Diretor de Operações, José Antonio Magalhães “este resultado é fruto de uma gestão focada na valorização das pessoas, padronização das operações e divisão de responsabilidade, além de uma política voltada para a integração entre a EMAP e demais integrantes da comunidade Marítima e Portuária”.

A movimentação histórica é uma conquista da Emap, do Estado do Maranhão e de todos os atores envolvidos na construção deste que é uma dos maiores portos públicos do País. Mas o desenvolvimento não parou com esse recorde. De acordo com Luiz Carlos Fossati, Presidente da EMAP, “grandes obras estruturantes seguem a todo vapor, contribuindo para que cada vez mais a EMAP e o Porto do Itaqui sejam um orgulho para o Estado e o para o povo maranhense”.