Porto do Itaqui bate recordes e foca o crescimento

Publicada em: 11.04.2016

Porto do Itaqui bate recordes e foca o crescimento

Plano de investimentos destina R$ 1,35 bilhão para ampliar capacidade do complexo maranhense

Alessandro Padin

O Porto do Itaqui cresceu 21% em movimentação de cargas em 2015 e fechou o ano com recorde histórico de 21,8 milhões de toneladas. Entre os fatores que contribuíram para a performance estão a revisão dos processos administrativos e operacionais da empresa, a padronização e melhoria de equipamentos para carga e descarga de granéis sólidos e a entrada em operação do Terminal de Grãos do Maranhão, o Tegram.

“Este resultado é consequência de uma série de melhorias que impactaram na produtividade do porto. Nós tivemos um crescimento na movimentação de cargas, como a celulose, mas, sem dúvida, o destaque é a entrada em operação do Tegram”, afirma o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago.

A otimização dos procedimentos de segurança e a melhoria da gestão das operações, frisa Lago, ocasionou ainda a redução de 52% no tempo médio de espera de navios: de 85h para 44h em carga geral e de 336h para 170h em granéis sólidos. Também houve melhoria no fluxo de caminhões, com a implantação de um sistema de controle de acesso ao porto.

No financeiro houve redução de R$ 32 milhões de custos operacionais e despesas administrativas em relação a 2014 (26% menos que o realizado em 2014), margem EBTIDA (indicador financeiro que mede a rentabilidade) de 49% (índice que em 2014 ficou em 0,08%). Houve economia de R$ 1,3 milhão com a suspensão de bônus e gratificação para presidente, diretores e gerentes.

O lucro líquido atingiu R$ 68,2 milhões. O resultado é fruto da revisão de contratos, otimização de processos e melhor aproveitamento do potencial da equipe.

Ted Lago chama a atenção, também, para a obra de pavimentação dos berços, tornando a operação mais segura. As vias de circulação interna foram recuperadas e asfaltadas, com sinalização horizontal e vertical de berços e arruamentos. Além disso, a reforma e ampliação da Portaria de Acesso Norte, antiga solicitação da Polícia Federal, Anvisa e Receita Federal, foi concluída em dezembro.

Investimentos – A Emap tem um plano de investimentos para os anos de 2016 e 2017 na ordem de R$ 1,35 bilhão. Os recursos, observa Ted Lago, serão fundamentais para a construção de novos berços que serão responsáveis pelo aumento de até 40% da movimentação de combustíveis no Porto, além da ampliação do terminal de cargas para aumento da exportação de soja e celulose. Um investimento de R$ 169 milhões permitirá atingir a marca de 13 milhões de toneladas por ano.

“Estes investimentos reforçam a nossa vocação para o agronegócio e para a movimentação de derivados de combustível”, conclui o presidente da Emap.

Fonte: Informativo dos Portos - Anuário Oficial Intermodal