Porto do Itaqui conectado nas plataformas digitais

Publicada em: 07.07.2020

Porto do Itaqui conectado nas plataformas digitais

Nesta quarta, 8, o projeto Conexão Porto do Itaqui debate o tema Cultura de Inovação e recebe duas profissionais da Creative Pack, Karol Borges, chefe de Conhecimento, e a coordenadora de Operações, Lanna Reis, para uma conversa com o diretor de Administração e Finanças do Itaqui, Artur Thiago Costa, mediada pelo gerente de Logística, Hibernon Marinho. O encontro está marcado para as 19h e será transmitido via Microsoft Teams.

“Vamos mostrar como estamos implantando e disseminando a cultura de inovação no Itaqui, os desafios que temos pela frente e trocar experiências com nossas convidadas, que atuam, como nós, na construção de um mercado conectado, colaborativo e voltado à melhoria de produtos e serviços”, afirma Artur Costa.

O Conexão Porto do Itaqui foi criado para atender ao crescente interesse pelos temas do universo portuário e seus desdobramentos em diversas áreas, como economia, meio ambiente, saúde, segurança, entre outras. “Com a impossibilidade de encontros presenciais por causa da pandemia de covid-19, sentimos a necessidade de abrir um novo canal de comunicação com o público para apresentar nossas ações e projetos e ativar as conexões com os demais setores da sociedade”, afirma a gerente de Comunicação do Itaqui, Deborah Baesse.

Ferramenta fundamental de compreensão do momento presente para preparar o futuro, o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Itaqui foi o tema de estreia. O encontro reuniu, em junho, o diretor de Operação e Planejamento do Itaqui, Jailson Luz, e Tiago Buss, coordenador técnico de Projetos da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc). A Feesc é uma instituição de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina que atua nas áreas de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, e foi responsável pela metodologia de elaboração do PDZ do Itaqui.

O debate sobre inovação entrou na pauta na semana seguinte, com o tema Ecossistema de Inovação no Maranhão, que reuniu o CEO da Creative Pack, João Silva, a coordenadora do Sebraelab, Dani Abreu, e o superintendente de Inovação da Secti – Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação do Maranhão, Leandro Franco. O time de convidados apresentou um panorama de suas iniciativas e estratégias para geração de conhecimento, aprendizado e múltiplas conexões de mercados e negócios.

O projeto segue com encontros semanais, reunindo a equipe do Porto do Itaqui em diálogo com profissionais de diversos setores da sociedade. Estão na pauta, dentre outros assuntos, a movimentação de contêineres e sua importância para o abastecimento da região Centro-Norte, Compliance em empresas públicas, Forneça para a EMAP, Comunicação nas Cadeias Logísticas, Presença Digital, Agronegócio e desenvolvimento do Corredor Centro-Norte e Segurança da Informação.

O acesso é gratuito e as informações são divulgadas no Instagram do porto (@portodoitaqui). Depois de transmitidos ao vivo os webinários do Conexão Porto do Itaqui são disponibilizados no canal do Youtube.