Porto do Itaqui é destaque em evento estratégico n...

Publicada em: 23.10.2015

Porto do Itaqui é destaque em evento estratégico no Tocantins

Com auditório do Palácio Araguaia lotado, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, abriu os debates que se estenderão durante todo o dia, no workshop "Visão Estratégica do Agronegócio no Tocantins". O evento conta também com a participação de deputados estaduais, secretários de estado, prefeitos, instituições privadas, representantes de prefeituras e técnicos, além de representantes da sociedade.

Além de agradecer a presença dos participantes, formado na sua maioria por pessoas ligadas ao setor do agronegócio brasileiro, o governador destacou a relevante participação do Tocantins no cenário mundial, que juntamente com os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), contribuem com 10% da produção nacional de alimentos. "O Tocantins tem uma das melhores logísticas do país, com rodovias, ferrovias, plataformas multimodais e estão sendo criadas condições de navegabilidade nos rios para chegar ao mar", disse.

O objetivo do evento é organizar e aperfeiçoar recursos humanos, financeiros e materiais. Assim como pensar sobre a estrutura logística mais adequada para suportar a expansão do agronegócio tocantinense, reunindo os órgãos do governo e da iniciativa privada que atuam no setor. Os debates servirão de apoio para o perfil do agronegócio tocantinense.

O coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues ministrou a palestra de abertura, sobre o tema "A Política do Agronegócio". Ele citou o exemplo de sua família, cujo avô era um rico produtor de café por ocasião da crise de 1929, e, como a maioria dos produtores de café, ficou pobre de uma hora para outra, sem sequer saber os motivos da crise. Disse também que os homens públicos precisam entender esses sinais para vencer as crises.

"Os sinais são claros. A população está vivendo cada vez mais, há sinais de hábitos alimentares e o mundo precisa produzir mais. É preciso estar conectado com essas mudanças. O Brasil tem tudo para vencer a crise e o Tocantins tem potencial (localização estratégica, recursos hídricos, volume de áreas cultiváveis, boa logística), pode suprir boa parte da demanda", destacou.

O diretor de planejamento e desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP, Jailson Luz, ministrou palestra sobre o tema "Terminal de Cargas do Porto Itaqui". Ele destacou a logística como um dos fatores essenciais para o desenvolvimento do agronegócio. "Não adianta produzir sem ter como transportar os produtos. O Porto de Itaqui é porto do Tocantins e não somente do Maranhão, tem todas as interligações modais e hoje tem capacidade para exportar 5 milhões de toneladas de grãos, o que deve dobrar em dois anos", afirmou.

Fonte: Eliane Tenório – Governo do Tocantins