Porto do Itaqui fortalece parceria com Centro de Lançamento de Alcântara
O Porto do Itaqui segue ampliando sua atuação estratégica, alinhada à missão de garantir logística portuária de excelência e conectar o Complexo Industrial Portuário aos mercados. Na última quarta-feira (24), representantes do porto estiveram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para uma visita institucional voltada à ampliação da sinergia entre as duas instituições.
No encontro, foram discutidas iniciativas voltadas à melhoria da gestão portuária e da infraestrutura de serviços essenciais à comunidade marítima, fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Entre as propostas, está a instalação de uma Estação Remota com equipamentos para implantação do VTS (Vessel Traffic Service) e do VTMIS (Vessel Traffic Management and Information System), incluindo radares, antenas, torres e sistemas de monitoramento. O objetivo é ampliar a capacidade de controle do tráfego marítimo, garantir maior segurança e otimizar o uso de áreas estratégicas.
A cooperação também prevê a contribuição ao Programa Espacial Brasileiro, em alinhamento à Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE), além da promoção de estudos para melhorar o transporte entre São Luís e Alcântara, trazendo mais comodidade à população.
Como resultado da visita, ficou encaminhada a iniciativa de formalizar um Protocolo de Intenções ainda em 2025, reforçando a parceria entre as instituições para o fortalecimento da infraestrutura portuária, o avanço tecnológico e a integração logística e social do Maranhão.
“Estamos unindo esforços para ampliar a segurança da navegação, modernizar nossa infraestrutura e, ao mesmo tempo, contribuir com iniciativas estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, destacou o diretor de Engenharia e Manutenção da EMAP, Marcel Santos.