Porto do Itaqui garante manutenção da certificação...

Publicada em: 11.09.2023

Porto do Itaqui garante manutenção da certificação internacional ISO 14001

O Porto do Itaqui segue mostrando sua excelência em gestão. Desta vez garantiu a manutenção da certificação internacional para o ISO 14001 (gestão ambiental). Entre os dias 4 e 6 deste mês, uma auditoria externa independente visitou os diferentes setores do Porto para avaliar os processos do Sistema de Gestão Ambiental. Segundo Antenor Soares, auditor líder da ABS Group, responsável pela avaliação, “não houve nenhuma não conformidade encontrada, o que mostra que o Porto do Itaqui tem um excelente sistema de gestão de meio ambiente e que as pessoas estão engajadas nesse sistema”.

Luane Lemos, gerente de Meio Ambiente do Porto, ressalta que “a auditoria é importante por nos dar uma visão externa do que estamos trabalhando. A certificação de uma autoridade nos mostra que estamos no caminho certo, sempre compromissados com a sustentabilidade”.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, “a manutenção da certificação indica que o Porto continua investindo nas boas práticas de seu Sistema de Gestão, promovendo a melhoria contínua de seus serviços, sempre pensando em oferecer o melhor para o Maranhão e orgulhando os maranhenses”.

ISO 14001

A implementação da ISO 14001 permite que as empresas identifiquem e controlem com eficiência seus impactos ambientais, estabeleçam objetivos e metas ambientais, desenvolvam programas de gestão ambiental, monitorem e controlem suas atividades, promovam a capacitação de seus colaboradores e realizem revisões e auditorias periódicas do sistema de gestão ambiental. Além disso, a ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente, que ajuda na prevenção e controle de eventuais emergências ambientais e pode trazer benefícios para as empresas em termos de imagem, reputação e acesso a novos mercados.