Porto do Itaqui leva inovação para a Intermodal 20...

Publicada em: 01.03.2023

Porto do Itaqui leva inovação para a Intermodal 2023

O Porto do Itaqui está presente na 27ª edição da Intermodal South America, considerado o maior evento para o setor de transporte, logística e comércio exterior da América do Sul. Com a presença das maiores autoridades e empresas do setor marítimo e portuário do Brasil e de países do Cone Sul, o evento será realizado em São Paulo a partir desta terça e vai até quinta, 2 de março, em formato híbrido, reunindo atividades presenciais e ações digitais em tempo real.

Também está confirmada na Intermodal a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, que visitou o Porto do Itaqui na última semana. Na ocasião ele destacou gestão do porto maranhense como referência para o país. “O Itaqui é um dos portos mais eficientes do Brasil, entre públicos e privados, batendo recordes atrás de recordes, mas mantendo o interesse público garantido. É assim que queremos fazer em todo o Brasil”, afirmou.

O estande do Porto do Itaqui está sendo preparado para sediar encontros de negócios, reuniões, imersão via realidade aumentada e Meetups, mostrando aos visitantes as potencialidades deste porto que se consolidou, ao longo dos últimos anos, como hub de grãos e combustíveis do Centro Norte do Brasil.

Uma equipe de profissionais de diversas áreas da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, liderada pelo diretor de Operações, Jailson Luz, foi destacada para apresentar o porto público do Maranhão durante os três dias do evento, na companhia de representantes de diversas empresas que integram o Complexo Portuário do Itaqui.

“Nossa participação neste ano tem o objetivo de apresentar o novo ciclo que se inicia, com ajuste da nossa visão que passa a focar ainda mais na transformação e desenvolvimento do Maranhão, reafirmando o compromisso da gestão em prover logística portuária de excelência para as cadeias produtivas e novos projetos, integrando o Complexo Industrial Portuário do Itaqui aos mercados”, afirma Jailson Luz.

Dentre os destaques que o Porto do Itaqui leva para a Intermodal South America 2023 estão os primeiros resultados do Itaqui Lab, programa de inovação voltado para a construção de soluções inovadoras para desafios do ecossistema portuário. E também do Porto do Futuro, programa de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio de iniciativas como a concessão de bolsas de mestrado e doutorado, apoio a projetos de pesquisa científica, intercâmbio profissional, residência portuária, premiação e apoio a startups, sempre com foco nos setores marítimo, logístico e portuário.

A programação acontece sempre de 13h às 21h. A Intermodal South America está montada na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center e o cadastro de visitantes e participantes pode ser realizado no site oficial do evento: www.intermodal.com.br.