Porto do Itaqui lidera criação da Aliança para Des...

Publicada em: 12.01.2024

Porto do Itaqui lidera criação da Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros

O Porto do Itaqui, mais uma vez mostrando protagonismo, vem liderando uma discussão que pode resultar, nos próximos meses, na Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros. A iniciativa visa reunir portos, empresas e organizações para discutir e promover a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor portuário e aquaviário brasileiro.A Aliança é inspirada na Alianza Net Zero Mar, formada por portos espanhóis.

A proposta é criar um espaço de diálogo e colaboração entre os diferentes atores do setor para compartilhar experiências, desenvolver projetos e propor políticas públicas que contribuam para a descarbonização.“Um sonho que está iniciando.

Nossa expectativa é criar um espaço democrático para troca de informações e experiências, ajudando o setor portuário a se preparar para um dos maiores desafios da atualidade: mudanças climáticas”, disse a gerente de meio ambiente do Porto do Itaqui, Luane Lemos.A primeira reunião da Aliança reuniu mais de 35 participantes, entre representantes de portos, associações, empresas, terminais, sindicatos, órgãos públicos, startups e interessados.

“As oportunidades atuais são muitas, uma vez que o Brasil sediará a COP30 e a possibilidade da atração de investimentos e políticas públicas voltadas para o tema são reais”, disse o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins. “Somos o primeiro Porto público brasileiro a implantar um planisfério descarbonização, o que deve acontecer até novembro deste ano. Então, para que possamos estimular o posicionamento do setor portuário e marítimo nessa área, estamos convidando parceiros para fundar esta iniciativa conosco. ”

A Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros é um importante passo para o setor portuário brasileiro no enfrentamento das mudanças e pretende promover a cooperação e a troca de experiências para a redução de emissões de gases de efeito estufa.