Porto do Itaqui lidera sustentabilidade e conquista Selo Pró-Clima Ouro, durante encontro
O Porto do Itaqui foi destaque no Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, realizado no Porto de Suape, Pernambuco, ao conquistar o Selo Pró-Clima na categoria Ouro. A premiação reforça o compromisso do complexo portuário maranhense com práticas sustentáveis e a redução de emissões de gases de efeito estufa.
A certificação reconhece o avanço significativo do Plano de Descarbonização do Itaqui, anunciado no ano passado, que já entregou o primeiro relatório da pegada de carbono e segue alinhado às metas globais de mitigação das mudanças climáticas.
“O Selo Pró-Clima é um marco importante para o setor portuário brasileiro. Além de reconhecer os esforços dos portos com maior maturidade na gestão de sustentabilidade, a iniciativa incentiva outros a avançarem rumo a resultados concretos de descarbonização,” destacou Luane Lemos, gerente de meio ambiente do Itaqui e coordenadora geral da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, idealizadora do selo.
Líder no setor
O reconhecimento consolida o Porto do Itaqui como referência em sustentabilidade no Brasil, coroando um trabalho que já havia recebido o maior prêmio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em 2023: o Índice de Desempenho Ambiental (IDA).
Sobre a conquista, o diretor de planejamento do Porto do Itaqui, Bruno Mendonça, declarou: “Este reconhecimento é fruto do compromisso do Itaqui em liderar a revolução verde no setor portuário. Nossa parceria com organizações internacionais reforça a missão de transformar o complexo portuário maranhense em referência global de sustentabilidade.”
O Selo Pró-Clima Ouro demonstra que o Porto do Itaqui está na vanguarda das práticas ambientais responsáveis, destacando-se como um modelo para o desenvolvimento sustentável no setor portuário brasileiro e internacional.