Porto do Itaqui marca presença na Intermodal Sout...

Publicada em: 29.02.2024

Porto do Itaqui marca presença na Intermodal South America 2024

O Porto do Itaqui confirmou sua participação na 28ª edição da Intermodal South America, o maior evento do setor de transporte, logística e comércio exterior da América do Sul, que acontece em São Paulo, entre 5 e 7 de março.Quem visitar o estande do Itaqui terá a oportunidade única de explorar o potencial do Porto através de bate-papo e networking com a equipe presente. Além disso, uma experiência envolvente com óculos de realidade virtual permitirá uma imersão completa no complexo portuário e na área primária, onde ocorrem operações cruciais.Por determinação do governador Carlos Brandão, uma equipe de profissionais - liderada pelo presidente do Porto, Gilberto Lins - da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que administra o porto, foi destacada para apresentar o quarto maior porto público brasileiro durante os três dias do evento. Representantes de diversas empresas que integram o Complexo Portuário do Itaqui também estarão presentes.

Entre os destaques que o Porto do Itaqui apresenta na Intermodal South America 2024 está o programa "Porto do Futuro", que impulsiona pesquisa, desenvolvimento e inovação. Iniciativas como concessão de bolsas de mestrado e doutorado, apoio a projetos de pesquisa científica, intercâmbio profissional, residência portuária, premiação e apoio a startups estão em foco, sempre direcionadas aos setores marítimo, logístico e portuário.Além disso, no estande de 144 m² será lançada a Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, que começou a ser articulada pela Gerência de Meio Ambiente do porto maranhense, que será o primeiro porto público do país a implantar um plano de descarbonização ainda este ano.


Conheça mais sobre o Porto do Itaqui


Em 2023, o Porto do Itaqui se destacou ao movimentar mais de 36 milhões de toneladas de cargas, abrangendo grãos sólidos, líquidos e cargas gerais. Como parte do maior complexo portuário da América Latina, sua localização estratégica aproxima o Brasil de mercados cruciais, como o norte-americano e europeu.Com nove berços em operação e profundidades variando entre 12 e 19 metros, o Porto do Itaqui possibilita a atracação de navios de grande porte. O Porto do Itaqui também realiza operação de transbordo a contrabordo, conhecida como Ship to Ship, com total segurança. A infraestrutura é altamente capacitada para recepção e expedição multimodal, via rodoviária e ferroviária. Além disso, dentro de sua área, integra as ferrovias Transnordestina e Carajás. Essa última mantém uma conexão estratégica com a Ferrovia Norte-Sul.



Detalhes do evento e cadastro de participantes


A programação ocorre diariamente de 13h às 21h, na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site oficial: Intermodal South America (link)A Intermodal South America 2024 oferece soluções variadas para todos os elos da cadeia logística, de ponta a ponta e é considerado o maior e mais completo evento dos modais terrestre, aéreo, marítimo e ferroviário das Américas.