Porto do Itaqui na AgroBalsas

Publicada em: 17.05.2022

Porto do Itaqui na AgroBalsas

O Porto do Itaqui marca presença na AgroBalsas 2022, no pavilhão da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão, no período de 16 a 20 deste mês. Além de apresentar as potencialidades do porto público do Maranhão para o agronegócio, a participação também objetiva o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da relação do porto com a comunidade.

“Para nós são de grande importância as ações de aproximação do Porto do Itaqui à sua área de influência, principalmente a região sul do Maranhão, uma das maiores originadoras de carga para o nosso porto, se considerarmos não somente os grãos, mas também a celulose. Faz parte do nosso papel tornar o Porto do Itaqui cada vez mais próximo da região produtiva e apresentar oportunidades de investimento para geração de negócios e desenvolvimento para o Maranhão”, afirma o presidente do Itaqui, Ted Lago.

Com a expectativa de uma safra recorde de grãos neste ano – colheita estimada em 258,9 milhões de toneladas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – o Porto do Itaqui se prepara para atender a demanda de escoamento dessa produção, bem como de toda a grande cadeia logística do agronegócio, que envolve também combustíveis e fertilizantes. São investimentos em infraestrutura e inovação para garantir mais produtividade e fortalecer as diversas cadeias produtivas movimentadas.

“Temos um plano de R$ 500 milhões a serem executados com investimentos próprios da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) nos próximos três anos. Um pacote que inclui obras em estrutura de cais, projetos na área de tecnologia, saneamento e um conjunto de iniciativas para reforçar a capacidade de movimentação de cargas do Porto do Itaqui”, diz Lago.

Dentre os investimentos da iniciativa privada destacam-se infraestrutura para grãos, fertilizantes, combustíveis e celulose. A segunda fase do Tegram, que passou a operar com dois berços em atividade simultânea, dobrou a capacidade de movimentação. Somadas as operações do Tegram e da VLI, a expectativa é fechar 2022 com um volume superior às 13,9 milhões de toneladas de grãos escoadas pelo Itaqui.

No caso dos fertilizantes, a COPI investiu em um novo terminal, inaugurado há um ano, com capacidade para movimentar até 3,5 milhões de toneladas por ano, além de possibilitar um aumento de até três vezes na produtividade do berço 101. A estimativa é movimentar 3,5 milhões de toneladas até o final deste ano.

Neste ano foram entregues dois grandes empreendimentos no Itaqui. Um deles foi a expansão do Terminal 1 da Granel Química no Itaqui, elevando sua capacidade de armazenagem para 96 mil metros cúbicos, o que representa um incremento de cerca de 30%. Desse modo, a movimentação de granéis líquidos estimada para este ano é de 9,2 milhões de toneladas.

E o outro foi o berço 99, investimento da Suzano que inclui um armazém que está em fase de conclusão. Em leilão realizado em 2018, a empresa assegurou o direito de investir e explorar a área por 25 anos, prorrogáveis até o limite de 70 anos. Essa infraestrutura é estratégica para a ampliar o volume de exportação da celulose produzida em Imperatriz (MA).

O volume movimentado em 2021 pelo Itaqui, superior a 31 milhões de toneladas de cargas, elevou o porto público do Maranhão a um novo patamar que o consolida como hub de grãos e combustíveis para o Centro-Norte do país e como gerador de desenvolvimento para o Maranhão e sua área de influência.