Porto do Itaqui participa da 3ª Assembleia Geral Itinerante 2025 da ABEHP no Porto de Paranaguá
O Porto do Itaqui marcou presença na 3ª Assembleia Geral Itinerante de 2025 da ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), realizada nesta quinta-feira, 28, no Porto de Paranaguá - PR. Representando a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), participaram do evento o diretor de operações, Carlos Roberto Frisoli, e o diretor de engenharia e manutenção, Marcel Santos.
Com o objetivo de promover a troca de experiências entre as autoridades portuárias brasileiras, a assembleia proporciona o conhecimento de diferentes modelos operacionais nas áreas de engenharia e operações portuárias. A programação incluiu uma visita técnica ao Porto de Paranaguá, com destaque para o Moegão, a maior obra pública portuária do Brasil.
“Essa troca de experiências com outras autoridades portuárias fortalece nossa atuação e nos ajuda a buscar soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis para as operações. A edição anterior da assembleia foi realizada no Itaqui, onde pudemos mostrar toda a nossa infraestrutura e projetos de inovação e sustentabilidade”, explicou o diretor de operações da Emap, Carlos Roberto Frisoli.
Além do Porto do Itaqui, estiveram presentes representantes dos portos de Itajaí, Imbituba, PortosRio, São Francisco do Sul, Santos, bem como das Companhias Docas do Ceará e da Bahia (Codeba). O evento também contou com a participação de representantes internacionais, como a AAPA (Associação Americana de Autoridades Portuárias).
“Aqui, nós conhecemos modelos inovadores de engenharia aplicados em uma das maiores obras públicas portuárias do país. Essa vivência nos permite trazer novas ideias e boas práticas para o Porto do Itaqui, contribuindo para o aprimoramento contínuo da nossa infraestrutura e dos nossos processos”, explicou o diretor de engenharia do Porto do Itaqui, Marcel Santos.
A Assembleia foi marcada ainda pela eleição do novo vice-presidente da ABEPH. Cristiano Klinger, diretor-presidente da Portos RS, assumiu o cargo com o compromisso de contribuir para o fortalecimento da associação e do setor portuário nacional.