Porto do Itaqui pode ganhar novo terminal de ferti...

Publicada em: 22.03.2024

Porto do Itaqui pode ganhar novo terminal de fertilizantes

O Porto do Itaqui, mais uma vez, se posiciona na vanguarda do desenvolvimento portuário brasileiro e dá mais um passo para novas conquistas. Representantes da Secretaria Nacional dos Portos e Transporte Aquaviário, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, estiveram durante dois dias visitando todo o Complexo do Porto do Itaqui, com o objetivo de iniciar um levantamento que subsidiará um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção de um novo terminal de fertilizantes.  A iniciativa estratégica procura atender à crescente demanda global por esses insumos agrícolas e fortalecer a posição do Brasil como um dos principais players do mercado internacional.

A gerência de Contratos e Arrendamentos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), autoridade portuária que administra o Itaqui, fez apresentações com arrendatários de fertilizantes, como COPI, Transpetro e Vidra, dando o panorama da demanda e do mercado. “O novo terminal, sendo concretizado, trará um impulso significativo ao desenvolvimento do Porto do Itaqui; um porto altamente demandado, principalmente para escoamento de grãos e granéis sólidos como fertilizantes. O novo terminal fortalecerá ainda mais a posição do Porto do Itaqui como um dos principais polos logísticos do Brasil”, pontuou Ellen Brissac, gerente de Contratos e Arrendamentos do Porto do Itaqui

Bruno Neri, diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos Aquaviários, ressaltou a importância da visita, essencial para participação no processo de modelagem, em parceria com a LabTrans, empresa licitada para elaborar os estudos. “O Ministério possui um convênio de descentralização firmado com a empresa, o que viabiliza a elaboração dos estudos de viabilidade técnica e ambiental em áreas portuárias de todo o Brasil”, afirmou o diretor. Neri ressaltou, ainda, a influência que o Porto do Itaqui possui no cenário da economia mundial: “ o Porto do Itaqui desempenha um papel estratégico no escoamento de produção e commodities, como milho e soja, sendo crucial para a economia brasileira. Importante também por sua ligação com o mercado internacional e a região do Arco Norte”, completou.

O estudo para a construção de um novo terminal de fertilizantes no Porto do Itaqui demonstra a capacidade do país de atender à crescente demanda por esses insumos agrícolas e de se consolidar como um dos principais players do mercado internacional. A expectativa é de que o novo terminal gere milhares de empregos, aumente a receita do Porto do Itaqui e do governo brasileiro e contribua significativamente para o crescimento do PIB.

Em 2023, o Porto do Itaqui movimentou mais de 3 milhões de toneladas em fertilizantes, um crescimento de mais de 22% em relação ao ano de 2022, segundo dados de movimentação de cargas anual da EMAP.