Porto do Itaqui premia empresas e pesquisadores

Publicada em: 19.04.2024

Porto do Itaqui premia empresas e pesquisadores

O Porto do Itaqui, sediou na manhã desta sexta-feira (19), duas premiações distintas. O Prêmio Porto do Itaqui é relativo o programa Porto do Futuro, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), que já está em sua segunda edição.Paralelamente, também foi realizada a premiação das empresas no quesito segurança, na área do Itaqui. O Destaque em Segurança e Saúde no Trabalho já estarem sua quarta edição.

“Essas premiações destacam tanto os esforços das empresas em garantir a segurança e saúde de seus colaboradores, quanto o papel fundamental da pesquisa, desenvolvimento e inovação para o avanço do setor logístico e portuário no estado do Maranhão”, destacou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho.

O Prêmio Porto do Itaqui, voltado para reconhecer iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação no campo logístico e portuário do estado do Maranhão, premiou diversas categorias nessa edição. As categorias premiadas foram: Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado, Artigo Técnico-Científico, Solução Inovadora e Empresa Inovadora. Os vencedores foram: Flávia Eduarda Costa, na categoria Trabalho de Conclusão de Curso; Rodrigo Freitas Rodrigues, na categoria Dissertação de Mestrado; Omar Andres Carmona Cortes, na categoria Artigo Técnico-Científico; Álvaro Meton Sousa Perdigão, na categoria Solução Inovadora. Já na categoria Empresa Inovadora houve um empate técnico entre Suzano e Ultracargo.

"É com grande satisfação que destacamos o compromisso e a atuação incansável da FAPEMA, em plena consonância com a determinação do Governador Carlos Brandão de promover uma gestão eficiente e abrangente em todos os setores de pesquisa, ciência e tecnologia do nosso estado. Celebramos uma parceria de sucesso com o Porto do Itaqui, que certamente trará benefícios significativos”, ressaltou Arnodson Carneiro, Diretor Administrativo da FAPEMA.

Polyne Passos, representante da empresa Ultra Cargo, maior empresa independente de armazenagem de graneis líquidos do país, destacou a importância do prêmio. “ Estamos fomentando o prêmio através do programa de formação operacional voltado para formação de mulheres para inserção dentro das nossas operações ou de empresas do setor”, declarou.
A proposta do prêmio é incentivar a integração entre a comunidade científica, acadêmica e de inovação de todo o Maranhão com o Porto do Itaqui, buscando soluções que impulsionem ainda mais o desenvolvimento do complexo portuário", comentou Gabriel Cássia, gerente de Inovação do Itaqui.

Para concorrer ao programa de Destaque em Segurança e Saúde no Trabalho, ou SST, as empresas passaram por uma avaliação em diversos critérios. Entre eles estão: a realização de inspeções mensais em Segurança e Saúde no Trabalho; o envio pontual e correto dos indicadores mensais; o cumprimento do plano de ação para investigação de incidentes; a participação ativa da liderança e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) nas reuniões mensais sobre o tema, além da implementação de boas práticas.

"Estamos, orgulhosamente, celebrando a 4ª edição deste prêmio que destaca, não apenas as empresas que já priorizam a segurança no trabalho, mas também aquelas que buscam fortalecer suas práticas de prevenção de acidentes dentro do Itaqui", enfatizou Jackeline Gama, gerente de Saúde e Segurança do Porto do Itaqui.Os vencedores do Prêmio Destaque em Segurança e Saúde no Trabalho, referente a 2023, foram: Destaque Contratadas 2023, a empresa EDRO ENGENHARIA; entre as Operadoras 2023, o TEGRAM recebeu o reconhecimento; para o prêmio Destaque Zero Acidentes Contratadas 2023, a empresa HÁBILI foi a premiada; na categoria Destaque Zero Acidentes Operadoras 2023, a VLI foi eleita a melhor; na categoria Destaque Registro de Zap Seguro 2023, a empresa ÂNCORA foi merecedora da distinção.A solenidade aconteceu no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que administra o Porto do Itaqui.

"A proposta deste prêmio é fomentar a integração entre a comunidade científica, acadêmica e de inovação de todo o Maranhão com o Porto do Itaqui, buscando soluções que impulsionem ainda mais o desenvolvimento do complexo portuário", destacou Gabriel Cássia, gerente de Inovação do Itaqui.

Para concorrer ao programa de Destaque em Segurança e Saúde no Trabalho, ou SST, as empresas passaram por uma avaliação criteriosa em diversos critérios. Entre eles, estão a realização de inspeções mensais em Segurança e Saúde no Trabalho; o envio pontual e correto dos indicadores mensais; o cumprimento do plano de ação para investigação de incidentes; a participação ativa da liderança e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) nas reuniões mensais sobre o tema, além da implementação de boas práticas.

"Estamos orgulhosamente celebrando a 4ª edição deste prêmio que destaca, não apenas as empresas que já priorizam a segurança no trabalho, mas também incentiva e apoia aquelas que buscam fortalecer suas práticas de prevenção de acidentes dentro do Itaqui", enfatizou Jackeline Gama, gerente de saúde e segurança do Porto do Itaqui.Os vencedores do Prêmio Destaque em Segurança e Saúde no Trabalho, referentes a 2023, foram: Destaque Contratadas 2023, a empresa EDRO ENGENHARIA foi agraciada com o prêmio; entre as Operadoras 2023, o TEGRAM recebeu o reconhecimento; para o prêmio Destaque Zero Acidentes Contratadas 2023, a empresa HÁBILI foi a premiada; na categoria Destaque Zero Acidentes Operadoras 2023, a VLI foi eleita a melhor; na categoria Destaque Registro de Zap Seguro 2023, a empresa ÂNCORA foi merecedora da distinção.