Porto do Itaqui realiza Demoday para apresentar re...

Publicada em: 17.02.2023

Porto do Itaqui realiza Demoday para apresentar resultados do programa de inovação

A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP realizou, nesta sexta-feira, 17, o I Demoday Porto do Futuro. Foram apresentadas 11 soluções para diversas áreas do setor portuário, desenvolvidas no Porto do Itaqui Lab, pelos residentes de Inovação do Programa Porto do Futuro. O evento ocorreu no auditório da sede da EMAP e teve transmissão no Youtube oficial do Porto do Itaqui.

No evento, que reuniu autoridades ligadas a secretarias do estado, representantes das empresas do Complexo Portuário, do ecossistema de Inovação, instituições de ensino superior, além dos diretores e gerentes da EMAP, os residentes apresentaram, em formato de pitch (apresentações de projetos em poucos minutos), algumas das soluções desenvolvidas ao longo de um ano de funcionamento do programa de residência portuária do porto maranhense.

O presidente da EMAP, Ted Lago, destaca que o objetivo de formar profissionais especializados, tanto em inovação quanto nas diversas áreas do setor portuário, tem se consolidado em ações como o programa de residência. “Hoje, a partir das soluções que vimos, estamos criando um hub de conhecimento no setor portuário, com profissionais extremamente qualificados em pesquisa, desenvolvimento e inovação, para trazer novas perspectivas para esse setor tão tradicional, que conta com atividades milenares. Eles nos mostram a importância de pensar diferente”, disse.

A gerente de Comunicação e Inovação, Déborah Baesse, ressalta que o demoday mostrou o valor que essas soluções geram na atividade portuária do estado e, por consequência, para os portos do Brasil. “Não foi um encerramento de ciclo, mas um ponto de partida para novos desafios. A partir desse demoday, a nossa expectativa é que o Programa continue dando frutos com o trabalho dos residentes no desenvolvimento de novas soluções e concretizando o nosso objetivo de transformar o Porto do Itaqui em um hub de Inovação no Maranhão”, concluiu.

Residência

O programa de residência portuária é uma das iniciativas do Programa Porto Futuro, parceria da EMAP com a FAPEMA, e surge com a intenção de formar mão de obra maranhense, especializada em Portos e Inovação, para que as empresas possam encontrar esses profissionais dentro do estado. Além disso, gera soluções inovadoras para as empresas de todo o Complexo Portuário do Itaqui.

Está prevista a divulgação de um novo edital de seleção de residentes na segunda quinzena de março.