Porto do Itaqui realiza mais uma vez grande operaç...

Publicada em: 26.09.2023

Porto do Itaqui realiza mais uma vez grande operação de transbordo a contrabordo

 O Porto do Itaqui realizou, entre os dias 22 e 26 de setembro, mais uma vez a grande operação de transbordo a contrabordo, uma manobra que permite a transferência de carga entre navios sem a necessidade de atracação em dois berços, conhecida também como Ship To Ship.

Na operação, o navio Portinari, que havia atracado no berço 106 no dia 22 de setembro, transferiu um total de 65 mil metros cúbicos de diesel para os navios Romulo Almeida e Joropo, que atracaram a contrabordo do Portinari nos dias 23 e 24 de setembro, respectivamente.

A operação foi realizada com sucesso e representou um marco importante para o Porto do Itaqui, que se consolida como um dos principais hubs de combustíveis do país. A operação foi realizada pela Transpetro, subsidiária integral da Petrobras, uma das operadoras do Porto do Itaqui.

 

O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, destacou a importância da operação para a eficiência do porto. "Essa nova modalidade operacional permite que o Porto do Itaqui realize operações de transbordo de forma mais rápida e eficiente, além de trazer impactos positivos na redução da fila de espera e utilização de outros berços para operação de outras cargas voltadas para o atendimento do mercado interno", disse Lins.

Impactos positivos

A operação de transbordo a contrabordo no Porto do Itaqui traz uma série de impactos positivos, entre eles:

Aumento da eficiência: A operação permite que o Porto do Itaqui realize operações de transbordo de forma mais rápida e eficiente, liberando berços para o atendimento de outras cargas.

Redução de custos: A operação reduz a necessidade de utilização de dois berços, o que gera economia para as empresas.

Segurança: A operação é realizada com segurança, seguindo todos os protocolos internacionais.