Porto do Itaqui realiza operação inédita de import...

Publicada em: 30.01.2025

Porto do Itaqui realiza operação inédita de importação de ânodo cozido

Mais uma conquista inédita: pela primeira vez, o Porto do Itaqui realizou operação de importação de ânodo cozido. A chegada da carga reforça a versatilidade do Porto em atender novas demandas de materiais. Vinda do Porto de Tianjun, na China, a carga está dividida em dois lotes. Ao todo, são 3.469 toneladas de ânodo operadas pela empresa G5, com importação da SOUTH32 e da Alcoa. 

O ânodo cozido é um importante componente na fabricação do alumínio, material que já é produzido aqui no Maranhão e, agora, conta com a contribuição do Porto com toda a sua infraestrutura logística para otimizar essa cadeia produtiva. A operação inédita destaca ainda o posicionamento do Itaqui como um Porto mundial, que atua não só na exportação do agronegócio, mas na possibilidade de receber cargas importadas. 

Para o gerente de logística do Porto do Itaqui, Gervásio Pereira dos Reis, esse processo de expansão só é possível graças ao procedimento estruturado do Porto e da sua constante busca por se adaptar às necessidades dos clientes através de novas soluções logísticas.

“O ânodo seguiu o procedimento operacional de novas cargas. No porto, há uma estrutura eficiente de planejamento estratégico que passa pelos setores de operação, segurança e meio ambiente”, explicou o gerente. 

Ainda de acordo com Gervásio, a flexibilidade dos Berços é outra característica que possibilita o trabalho com vários tipos de carga. A partir de cada etapa do planejamento estratégico feito no Itaqui, os clientes acessem as informações necessárias para avaliar a viabilidade de operação das cargas no Maranhão.