Porto do Itaqui recebe alunos do IEMA Tamancão

Publicada em: 30.03.2023

Porto do Itaqui recebe alunos do IEMA Tamancão

O Programa de Visitas do Porto do Itaqui está a todo vapor em 2023, com sistema de agendamento reformulado e com capacidade para receber, toda semana, até 80 visitantes, em sua maioria estudantes da rede pública de ensino maranhense. O programa disponibiliza o acesso às quartas-feiras, pela manhã e à tarde, com visitas guiadas, sempre previamente agendadas pelo site do Itaqui.

Nesta quarta-feira, 29, dois grupos de estudantes e professores do IEMA Pleno Tamancão, localizado no Anjo da Guarda, conheceram o porto. “O Programa de Visitas é o nosso canal mais direto com a comunidade e a cada semana fortalece e estreita a relação que estamos construindo entre o porto e a cidade. Estamos de portas abertas para receber, mostrar a grandeza desse patrimônio e os estudantes são um público muito especial, pois amanhã muitos deles podem estar aqui dentro, trabalhando por um Maranhão melhor”, afirma o presidente da EMAP, Gilberto Lins.

Programação

Como acontece a cada novo encontro, os visitantes são recepcionados pela equipe do programa no auditório da EMAP, onde conhecem um pouco da história e das potencialidades de um dos maiores e mais importantes portos públicos do Brasil.

Em um segundo momento da programação os visitantes passeiam de ônibus na área operacional, onde navios de todo o mundo atracam diariamente, movimentando cargas e conectando o Maranhão e o Brasil ao mundo.

Os guias da visita mostram as embarcações e infraestrutura portuária, comentam sobre as principais cargas movimentadas, suas origens e destinos, e explicam como esse ir e vir de produtos funciona e gera desenvolvimento para o Maranhão e toda a área de influência do Itaqui. E ao final de cada visita sempre tem uma foto para registrar esse momento tão especial.

Alunos do curso de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática formaram um dos grupos desta quarta-feira. “Eu gostei demais, foi muito divertido. Amei ver os navios, foi muito boa a explicação”, disse Manuele Vitória Costa Reis. Seu colega de sala, João Vitor Abreu Baima, também ficou encantado com a visita. “Nós aprendemos tudo sobre o funcionamento do Porto do Itaqui, a importância dele para a economia do nosso Maranhão e a influência que ele tem para outros países”, contou.

Em 2022, mais de 2 mil pessoas tiveram a oportunidade de descobrir mais sobre o funcionamento do quarto maior porto público do Brasil e olhar de perto a área operacional do Porto do Itaqui. Neste ano, o programa retomou suas atividades com o objetivo de aproximar ainda mais o porto da população maranhense. 

Como participar

Para conhecer o porto público do Maranhão, responsável pelo escoamento de grande parte da produção de grãos do MATOPIBA e hub de combustíveis do Arco Norte do Brasil, basta se inscrever e escolher a data de sua preferência no site: www.portodoitaqui.com/porto-do-itaqui/agende-uma-visita