Porto do Itaqui recebe delegação do Sebrae no Mara...

Publicada em: 01.06.2015

Porto do Itaqui recebe delegação do Sebrae no Maranhão

Uma delegação de 14 gestores e técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), visitou o Porto do Itaqui, na manhã desta sexta-feira (29). O grupo foi liderado pelo diretor superintendente do Sebrae, João Martins e pela diretora de Administração, Raquel Jordão. A recepção foi feita pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e pela gerente de Novos Negócios, Luciana Kuzolitz.

A reunião marca o início de uma parceria de trabalho e identificação de oportunidades de negócios gerados a partir das movimentações em torno do Porto, com foco em micro e pequenas empresas. Na ocasião, o presidente da Emap apresentou as potencialidades do Porto, investimentos do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), projetos de melhoria em infraestrutura e serviços de ferryboat nos terminais aquaviários da Ponta da Espera e Cujupe, além de enfatizar as oportunidades de novos negócios para o Estado e para a área portuária.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, ratificou a importância do Porto do Itaqui como principal porta de entrada para o desenvolvimento do estado e a relevância da parceria entre Emap e Sebrae para o desenvolvimento do empreendedorismo em comunidades de entorno. Uma ação neste sentindo vem sendo pensada por ambos os órgãos para o Cujupe. O objetivo é apoiar os empreendedores que comercializam alimentos, bebidas e produtos naquele terminal, de modo a qualificar a atuação dos mesmos, diversificando o mix de produtos, melhorando o atendimento ao passageiro e potencializando a geração de renda das famílias que vivem daqueles negócios.

"O Sebrae no Maranhão está se preparando para intensificar a atuação na área Itaqui Bacanga e Cujupe nada mais estratégico do que buscar aproximação com a Emap, que tem uma atuação forte nestes territórios. São Luís nasceu em torno do seu primeiro porto, que fica na foz do Rio Bacanga, o que não pode ser desconsiderado. A visita do grupo de gestores do Sebrae visou estabelecer um canal de diálogo e iniciar um processo de identificação de oportunidades de negócios com foco em micro e pequenas empresas", explicou Martins.

Negócios

O gerente da Área de Soluções e Interlocuções do Sebrae, Luís Genésio Portella, citou a importância do levantamento de dados e índices de desenvolvimento dessas áreas a fim de se obter um mapeamento das reais necessidades. "Mapear oportunidades é fundamental neste processo por mostrar o que realmente é viável e como podemos desprender esforços com mais chances de êxito", comentou Portella.

Ted Lago falou do grande potencial de negócios que tem o Porto que, em conjunto com toda sua rede de relacionamento, movimenta cerca de R$1 bilhão por mês, criando assim enorme demanda de serviços em geral. "Grandes empresas geram oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas. Em torno do Itaqui, há diversos empreendimentos de grande porte operando e gerando uma importante demanda de serviços e produtos que podem e devem ser atendidas por micro e pequenas empresas", observou Lago.

Para o presidente da Emap, a parceria com o Sebrae está alinhada com a determinação do governador Flávio Dino de agregar valor e desenvolver uma cadeia produtiva para a região. "Essa parceria entre o Governo do Estado, por meio da Emap, e do Sebrae pode agregar valor a toda uma cadeia importante para o desenvolvimento do Maranhão", salientou o presidente Ted Lago.