Porto do Itaqui recebe equipes da Sagrima e da Ape...

Publicada em: 28.06.2019

Porto do Itaqui recebe equipes da Sagrima e da Apex-Brasil

Nesta quinta-feira, 27, comitiva da Sagrima – Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, visitaram o Porto do Itaqui. O presidente do porto público do Maranhão, Ted Lago, recepcionou o grupo ao lado do diretor de Relações Institucionais, Marcelo Coelho. Estiveram presentes a secretária da Sagrima, Fabiana Vilar Rodrigues, acompanhada pelo subsecretário José Sérgio Delmiro Vale e demais integrantes de sua equipe técnica; o deputado estadual Hélio Soares (PR-MA) e o gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, Alberto Bicca.

Entre as atribuições do governador Flávio Dino para a gestão da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária está a integração das cadeias produtivas com o intuito de incluí-las na matriz de cargas para exportação pelo porto público do Maranhão. Dentro dessa perspectiva Ted Lago destaca a importância de integrar os pequenos e médios produtores nessa matriz.

“Nós temos trabalhado em conjunto com demais órgãos o fortalecimento da cadeia da carne, que já resultou em embarques de bois vivos; das frutas e de outros produtos maranhenses com potencial para exportação e atração para o mercado internacional. Encontros como esse são uma forma de promover essa aproximação das equipes técnicas para que possamos, com grupos de trabalho específicos, fomentar novas cadeias produtivas para o Maranhão. O Porto do Itaqui está pronto para alavancar esse mercado”, afirmou Ted Lago.

A secretária Fabiana Vilar destacou o modelo de gestão do Porto do Itaqui. “Fiquei maravilhada com a administração pública em curso aqui. Quero voltar para conhecer mais e participar mais ativamente do crescimento das exportações das cadeias produtivas de frutas e de carne, que são o foco de nosso trabalho atualmente. Nossa equipe está motivada para que num breve futuro estejamos juntos celebrando o embarque de contêineres”, contou .

Para o deputado Hélio Soares, a visita ao Itaqui fortalece o grupo para trabalhar pelo aumento da produção no Maranhão. “Para nós, que integramos um colegiado com o compromisso de implantação das políticas públicas e a transformação do nosso Maranhão, vale a pena conhecer os avanços do nosso estado. Esse porto, dotado de uma infraestrutura grandiosa, uma das primeiras do NO/NE”, disse.

Com o embarque de bois vivos iniciado em 2015, o Porto do Itaqui inaugurou uma nova linha de operação que exportou mais de 11 mil cabeças de gado maranhense para o Líbano e Venezuela. A operação gerou recursos na ordem de R$ 42 milhões para pequenos e médios produtores do Maranhão, apenas no primeiro quadrimestre de 2016.

A EMAP vem investindo em melhorias da infraestrutura portuária e atraindo investimentos privados com foco na geração de emprego e desenvolvimento do estado. Para atender a demanda gerada pelo adensamento dessas cadeias produtivas foi entregue no final de 2017 um pátio para armazenagem de contêineres e cargas gerais em uma área de 20.250 m². A estrutura tem capacidade para movimentação de 1.341 TEUS e foi equipada com tomadas poder receber contêineres refrigerados.