Porto do Itaqui recebe o presidente da Petrobras

Publicada em: 15.03.2024

Porto do Itaqui recebe o presidente da Petrobras

O Porto do Itaqui recebeu hoje a visita do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em uma demonstração clara do reconhecimento da importância estratégica da infraestrutura do Itaqui para o país. Acompanhado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão; pelo presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins; e pelo presidente da Gasmar, Allan Kardec, Prates destacou a relevância vital do porto no suprimento nacional de combustíveis, especialmente diesel, e enfatizou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.


"Operações cruciais para o país, como a refinação virtual, são praticamente ancoradas aqui no Porto do Itaqui, onde importamos a maior parte do déficit de diesel e outros combustíveis necessários para o Brasil. Esta região, sem dúvida, desempenha um papel relevante na economia nacional", afirmou o presidente, reforçando a importância estratégica do porto para o abastecimento nacional.


Além disso, Prates destacou o compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, ressaltando não apenas o potencial de petróleo, gás e energia, mas também as fontes renováveis de energia na região equatorial.


O governador Carlos Brandão expressou sua satisfação com a parceria entre Petrobras, Transpetro e o Porto do Itaqui. “A Petrobras e a Transpetro são as maiores clientes do Porto. Portanto é uma honra recebe-lo aqui par conhecer de perto a operação”. Ele também mencionou o debate futuro sobre a exploração do pré-sal na Margem Equatorial, destacando os esforços conjuntos para encontrar soluções que beneficiem a região e o país como um todo.Por fim, o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, expressou gratidão pela visita do presidente da Petrobras e reiterou o compromisso do porto com o desenvolvimento econômico da região. "O Porto do Itaqui agradece a visita do presidente e se coloca à disposição para novos investimentos. Apresentamos todas as potencialidades do porto e estamos ansiosos para contribuir ainda mais para o crescimento do país", concluiu Lins.


Em São Luís, o presidente da Petrobras participa, nesta sexta (15), do Fórum de Transição Justa e Segurança Energética, que acontece paralelamente ao Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que reúne, além do Maranhão, representantes do Pará, Amapá, Matogrosso, Roraima, Acre, Rondônia, Amazonas e Piauí.