Porto do Itaqui segue estável e garante abastecime...

Publicada em: 03.04.2020

Porto do Itaqui segue estável e garante abastecimento de insumos no Maranhão

Retomada da linha regular de contêiner, no início do ano, tem garantido o abastecimento de insumos para o Maranhão

A crise sanitária internacional em razão da pandemia de Covid-19 levou o Porto do Itaqui a reforçar medidas de segurança e adotar uma série de ações de contenção para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme orientações das autoridades em saúde, para proteger os trabalhadores e manter a regularidade das operações. O esforço permitiu manter a estabilidade das operações neste primeiro trimestre, com crescimento 6% acima do que foi registrado no mesmo período do ano passado. Em março, quando o Brasil começou a sofrer de forma mais direta os efeitos da doença, a movimentação de cargas teve aumento de 4% sobre o volume movimentado em março de 2019.

A retomada da linha regular de contêiner, no início do ano, tem garantido o abastecimento de insumos – material de limpeza, alimentos e medicamentos – para o Maranhão e toda a área de influência do porto. “A regularidade dessa linha, bem como das operações de granéis líquidos, nos dão a certeza de que não faltarão produtos essenciais neste momento e ao mesmo tempo tranquiliza a população para que possa atender as orientações de isolamento social dos órgãos de saúde. Além disso, estão regulares também as exportações de grãos e outras cargas, responsáveis pelo equilíbrio da economia”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

Sobre esse cenário, em que se faz tão importante a atuação dos portos, Ted Lago destacou o papel da equipe responsável pelos resultados do Itaqui. “Essa regularidade nas operações tem sido possível graças ao esforço dos trabalhadores portuários, operadores, arrendatários, praticagem e de toda a comunidade portuária. Estamos aqui trabalhando para que nada falte”, disse.

Nesses primeiros três meses do ano também foi registrado o crescimento significativo de algumas cargas, como carvão, que teve 440% de alta, e fertilizantes, que ficou 102% acima do volume movimentado no mesmo período de 2019. Entre os granéis sólidos, destaque para a soja, com volume 10% superior ao que foi registrado de janeiro a março do ano passado.

Para enfrentar os desafios da pandemia, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, criou o Comitê Preventivo para Covid-19 e outras infecções respiratórias, que vem tomando uma série de medidas, de acordo com as determinações dos órgãos internacional, federal, estadual e municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica. Todas essas ações estão disponíveis no link http://www.emap.ma.gov.br/transparencia/duvidas-frequentes-covid-19-oqueestamosfazendo.