Spreader Automático: Em ritmo acelerado de moderni...

Publicada em: 04.09.2023

Spreader Automático: Em ritmo acelerado de modernização, Porto do Itaqui recebe um dos equipamentos mais modernos do mundo


O Porto do Itaqui deu um importante passo rumo à modernização de sua logística de movimentação de celulose, com a introdução de um spreader automático de última geração. O equipamento de alta tecnologia, com capacidade para manusear até 32 toneladas, promete elevar tanto a segurança quanto a produtividade nas operações portuárias. A entrega do equipamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 4, no Porto do Itaqui, no berço 102.

O investimento, no valor de R$ 9 milhões, está sendo feito pela Suzano, uma referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto. Esta inovação é uma resposta aos desafios da indústria de celulose e logística portuária, representando um marco significativo em direção à excelência operacional. 

“Um equipamento revolucionário, impulsionado por tecnologia de ponta. Manifestamos nossa confiança inequívoca no Porto do Itaqui, reiterando de maneira solene o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado do Maranhão. É com imenso orgulho que entregamos este equipamento, que não apenas promete excelência operacional, mas, acima de tudo, prioriza o cuidado e a segurança das pessoas envolvidas na complexa operação portuária do Porto do Itaqui “,afirmou Rakel Murad, gerente de Relações Institucionais/ Suzano.

Participaram do evento de entrega diversas autoridades, entre elas, Rakel Murad, gerente de Relações Institucionais/ Suzano, Arnaldo Miranda, Gerente de Logística e Portos da Suzano, Sebastião Madeira, secretário-Chefe da Casa Civil, Gilberto Lins Neto, presidente do Porto do Itaqui e o governador do Maranhão, Carlos Brandão.


Durante a entrega do equipamento o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins relembrou a eficiência e qualidade do porto. “Com a implantação do Spreader e a total capacidade do equipamento, demonstramos um nível significativamente superior de eficiência para o Porto, que continua a expandir-se incessantemente. O Porto do Itaqui consolida-se como um farol do desenvolvimento regional e nacional. Diariamente, nos empenhamos na incessante busca pela ampliação da capacidade e do desenvolvimento. Isso é exatamente o que estamos comprometidos em oferecer: gestão de qualidade e um elevado padrão de eficiência”, enfatizou Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui

É importante ressaltar que o Itaqui será apenas o segundo porto no mundo a adotar essa tecnologia revolucionária, com o primeiro já em operação na Portocel, na cidade de Aracruz/ES, em uma parceria entre Suzano e Cenibra. Isso destaca a dedicação contínua da Suzano à busca pela excelência operacional e sustentabilidade.

É com satisfação que registramos mais um marco significativo para o Porto do Itaqui, representando um notável avanço que promete conferir agilidade e segurança ao seu funcionamento. Este equipamento, de origem nacional, é uma rara joia com apenas duas unidades em todo o território brasileiro. Ao agilizar sobremaneira o processo de transporte, tanto do caminhão para o navio quanto na garantia da segurança dos trabalhadores, reforçamos o compromisso de tornar o Porto do Itaqui o mais moderno e eficiente, atendendo assim às expectativas dos grandes empresários que encontram no Maranhão um porto seguro para suas operações.”,   comemorou o governador do Maranhão, Carlos Brandão


O spreader automático destaca-se pela sua capacidade de manuseio de cargas de celulose com maior autonomia, eliminando completamente os riscos enfrentados pelos arrumadores. Além dos benefícios em termos de segurança, este equipamento tem o potencial de reduzir significativamente o tempo necessário para a movimentação de celulose nos navios, otimizando o fluxo logístico e aprimorando a eficiência geral das operações portuárias.


EFICIÊNCIA

O spreader automático representa um avanço significativo em eficiência e capacidade operacional, cobrindo todo o processo, desde o engate até o içamento e a acomodação dos fardos de celulose nos navios de transporte. Este avanço tem um impacto duplo: otimiza e acelera as operações, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de carga do porto, ampliando suas operações e potencialidade.Além disso, um dos benefícios mais notáveis desse avanço tecnológico é a redução substancial dos riscos associados às operações portuárias. A automação desse processo elimina qualquer risco para os arrumadores, aprimorando não apenas a segurança das operações, mas também protegendo os produtos e as instalações do porto, resultando em operações mais fluidas e confiáveis.