Visitas virtuais ao Porto do Itaqui inspiram novas...

Publicada em: 29.07.2020

Visitas virtuais ao Porto do Itaqui inspiram novas experiências

As visitas presenciais foram suspensas no Porto do Itaqui desde março, mas isso não foi motivo para que muita gente deixasse de conhecer o porto público do Maranhão. Como quase tudo nesse período, o Programa de Visitas também precisou se adaptar ao modo digital e a experiência tem dado tão certo que vem sendo referência para outras instituições, como portos e a universidade.

Uma turma do curso de Engenharia Civil da UEMA – Universidade Estadual do Maranhão, demandou um encontro mais técnico após uma visita virtual, o que resultou no webinar “UEMA e EMAP – as expectativas para os próximos anos”, que será realizado nesta quarta, 29, às 16h, com transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams.

Aberta ao público e concebida para atender os conteúdos das disciplinas Portos e Vias Navegáveis e Dimensionamento de Pavimento (da UEMA), a live vai reunir os engenheiros da EMAP, Felipe Oliveira e Charles Duailibe, e o professor João Aureliano.

Outros portos públicos do país manifestaram interesse em conhecer o programa de visitas virtual do Itaqui mais de perto. “Foi uma alegria para nós receber colegas dos portos de Imbituba e Fortaleza em nossas visitas virtuais. Poder compartilhar o modo como estamos realizando esse programa é uma forma gratificante de enfrentamento à pandemia e também demonstra que a união, nesse momento, é fundamental para seguirmos em frente”, afirma Deborah Baesse, gerente de Comunicação do Porto do Itaqui, área responsável pelo programa.

Desde junho o Itaqui vem recebendo semanalmente grupos cadastrados pelo site e de lá para cá, cerca de 300 visitantes já realizaram o passeio virtual. “Por enquanto o objetivo tem sido zerar os grupos agendados antes da pandemia e ao final dessa etapa vamos abrir novas chamadas para cadastro”, informa Deborah.

Três momentos

A visita virtual ao Porto do Itaqui é realizada em três etapas. Primeiro os participantes assistem a uma apresentação do porto, com informações institucionais e um resumo das medidas de enfrentamento ao coronavírus. Em seguida é feito um tour pela área de cais, com imagens que mostram diversas operações. Os minutos finais são dedicados às perguntas dos visitantes.

A abertura de cadastro para novas turmas será anunciada nos canais oficiais do Porto do Itaqui e pelo site (@portodoitaqui e www.portodoitaqui.ma.gov.br).